Retrospectiva do Twitter tem eleições americanas, Boseman e Covid-19

Big Brother Brasil e Flamengo figuram em rankings do Twitter em 2020

O Twitter fez uma retrospectiva dos assuntos e personalidades mais comentados em 2020. Segundo dados publicados pela plataforma em julho, havia cerca de 186 milhões de usuários mensais ativos no segundo trimestre de 2020. Em relação ao último trimestre de 2019, o crescimento de perfis na rede é de 34%. O Brasil, segundo a empresa de análise de dados Statista, é o quarto país na lista com mais usuários, com aproximadamente 16,5 milhões de usuários em outubro de 2020.

O tweet mais curtido e replicado foi sobre a morte do ator Chadwick Boseman, que morreu em agosto após 4 anos de luta contra um câncer de cólon. O ator ficou conhecido por interpretar o herói Pantera Negra, da Marvel.

A hashtag mais usada no ano foi a #COVID19, mais 400 milhões de vezes replicada. A rotina no mundo inteiro foi alterada pelo novo coronavírus, com pessoas passando mais tempo em casa. Aliás, a hashtag #STAYHOME foi a terceira mais utilizada. Com tanto tempo em casa, as pessoas assistiram mais programas de TV e comentaram sobre isso nas redes. No Brasil, o reality show da Globo Big Brother Brasil foi um sucesso de audiência e o programa mais comentado.

Fonte: Twitter

Sem poder frequentar os estádios e bares, os comentários sobre esportes ficaram mesmo para o espaço virtual. Entre as dez equipes mais comentadas no ano, o Flamengo foi a única equipe no top 10 sem ser europeu ou norte-americano.

Fonte: Twitter

Os protestos contra violência policial e racismo marcaram 2020. A hashtag #BlackLivesMatter foi a segunda mais utilizada no mundo e George Floyd, negro norte-americano assassinado pela polícia em maio deste ano, foi a terceira personalidade mais comentada do ano.

Em primeiro lugar está Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, seguido por Joe Biden, que irá suceder Trump na Casa Branca. A plataforma é largamente utilizada por políticos e repercute o que eles publicam na rede. Mais de 700 milhões de tweets sobre a disputa americana foram lançados na plataforma mundo afora. Barack Obama, Narendra Modi e Kamala Harris também estão presentes no ranking que contempla as 10 pessoas mais comentadas no ano.

Fonte: Twitter

Barack Obama, ex-presidente dos EUA, é inclusive quem mais possui seguidores na rede segundo a empresa Statista. Até maio deste ano, ele acumulava 118 milhões de seguidores. Justin Bieber e Katy Perry completam o top 3.

O Twitter é uma plataforma que exige um poder de síntese apurado para se expressar. Os Emojis, criados no Japão, auxiliam os usuários a comunicar as emoções. Confira os mais utilizados em 2020:

Fonte: Twitter

Com informações de Blog Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *