Câmara dos Deputados da Bolívia aprova imposto sobre grandes fortunas

A Câmara dos Deputados da Bolívia, controlada pelo partido Movimento ao Socialismo (MAS), aprovou nesta quinta-feira (10) uma lei para arrecadar um imposto anual e permanente sobre fortunas individuais acima de 4,3 milhões de dólares. O projeto foi encaminhado ao Senado para ratificação.

O presidente boliviano, Luis Arce / Foto: Freddy Zarco-AFP

A casa legislativa também aprovou outra norma, para a devolução de 5% de todas as compras faturadas a pessoas com renda inferior a 9 mil bolivianos (cerca de 1.293 dólares). Ambas as leis foram bem recebidas pelo presidente Luis Arce.

Saudamos a Câmara dos Deputados por aprovar dois importantes projetos de lei voltados à reativação da economia, como o reembolso do RE-IVA aos trabalhadores que recebam salário mensal igual ou inferior a Bs 9.000 e o Imposto a Grande Fortunes (IGF)”, reagiu Arce no Twitter.

A norma, segundo explicações anteriores do Ministério da Economia, estabelece uma base tributária progressiva: 150 mil bolivianos (cerca de 21.500 dólares) para pessoas com fortunas de 30 milhões a 40 milhões de bolivianos (entre 4,3 milhões e 5,7 milhões de dólares).

Da mesma forma, uma alíquota de 600 mil bolivianos (86.200 dólares) será aplicada a fortunas de 40 milhões a 50 milhões de bolivianos (5,7 milhões a 7,2 milhões de dólares). O imposto aumentará de acordo com a riqueza.

O governo estima que o novo imposto arrecade cerca de 105 milhões de bolivianos por ano (15,1 milhões de dólares).

O deputado Omar Yujra, do MAS, explicou que a novo tributo vai atingir 150 cidadãos do país, que possuem fortunas superiores a 4,3 milhões de dólares.

Como o MAS tem maioria em ambas as casas, é certa a ratificação da lei pelo Senado, que começará a discuti-la esta semana.

Fonte: Carta Capital