Reino Unido vacina quase 140 mil em uma semana

Imunização só estará concluída com aplicação da segunda dose, 21 dias depois da primeira. Governo usa vacina da Pfizer-Biontech. Londres inicia novo lockdown.

Mais de 70 hospitais realizaram vacinações na semana passada, e outros dez aderiram esta semana

A primeira semana da campanha de vacinação contra o novo coronavírus no Reino Unido resultou em mais de 137 mil pessoas vacinadas, anunciou o governo britânico nesta quarta-feira (16).

O vice-ministro britânico da Saúde, Nadhim Zahawi, comunicou através do Twitter que a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e Biontech já foi aplicada em um total de 137.897 pessoas ao longo de sete dias.

O balanço não inclui aqueles vacinados pelos médicos nos centros locais de saúde ou por enfermeiras em clínicas comunitárias, onde foi iniciada a campanha na última segunda-feira.

“Realmente um bom começo para o programa de vacinação”, escreveu Zahawi, que é responsável pela distribuição da vacina.

Mais de 70 hospitais realizaram vacinações na semana passada, e outros dez aderiram esta semana.

No Reino Unido, a campanha voltada para grupos mais vulneráveis começou no último dia 8, pouco depois que os reguladores deram sinal verde definitivo para a aplicação da vacina desenvolvida por Pfizer e Biontech.

A expectativa das autoridades britânicas é que a imunização dos nove grupos vulneráveis prioritários seja concluída ainda nos primeiros meses de 2021. As pessoas têm que receber duas doses da vacina, com 21 dias de intervalo. Por isso, ninguém que já foi vacinado já está completamente imune.

No Reino Unido também está sendo avaliada a vacina produzida pela Universidade de Oxford e pela companhia farmacêutica AstraZeneca, cuja aprovação para aplicação é esperada para as próximas semanas.

Lockdown em Londres

A partir desta quarta-feira, a cidade de Londres e arredores – áreas dos condados de Essex e Hertforshire – entram em novo regime de lockdown, quando passa a vigorar o alerta de nível 3 de propagação do novo coronavírus.

Com isso, fica determinado o fechamento de academias, restaurantes e bares. Também ficam proibidas as reuniões sociais em locais fechados, com permissão de encontros entre moradores que vivem em diferentes residências apenas em área externa e com seis pessoas, no máximo.

Fonte: Agência DW