Coronavac tem 91,25% de eficácia nos testes na Turquia

Vacina produzida pela empresa chinesa Sinovac, que possui parceria com Instituto Butantan, apresenta bons resultados no teste de fase 3 na Turquia

Foto: Reprodução

A Coronovac teve eficácia de 91,25% contra o novo coronavírus, segundo dados divulgados pela Turquia nesta quinta-feira (24). Os testes de fase 3 conduzidos pelos pesquisadores turcos foram finalizados e nenhum efeito colateral grave foi identificado entre os voluntários.

A vacina é desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e está sendo testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. O governo de São Paulo já possui um acordo para a compra do imunizante e o governador do estado, João Dória, previa anunciar a eficácia na quarta-feira (24). No entanto, o laboratório chinês pediu um prazo maior para unificar os testes.

Após a divulgação dos resultados na Turquia, o Butantan afirmou em nota “que não comenta informações relativas a contratos da Sinovac com outros países”. O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, garantiu que a eficácia nos testes no Brasil é “bem superior” ao mínimo de 50% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas ainda é preciso compreender as diferença da eficácia quando medida em outros países, como Brasil, China, Turquia e Indonésia. “(A Sinovac) quer entender por que tivemos um resultado, e, em outros países, outro”, disse Jean Gorinchteyn.

A Turquia testou a vacina em mais de sete mil pessoas e comprou 50 milhões de doses da CoronaVac em 11 de dezembro. Com atraso, as vacinas devem chegar ao país na segunda-feira (28) e serão aplicadas em cecrca de 9 milhões de pessoas, prioritariamente agentes de saúde.

Com informações de G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *