China: Regras mais rígidas para investimentos estrangeiros

A China divulgou novas regras para revisar o investimento estrangeiro por motivos de segurança em um grande movimento para se alinhar com a prática global na regulamentação do investimento estrangeiro nas forças armadas, nos principais setores de energia e tecnologia da informação e serviços financeiros.

Argumentando contra afirmações enganosas que distorcem os esforços do país para preencher a lacuna regulatória como uma resposta às sanções dos EUA, os especialistas observaram que as novas regras se destinam a fortalecer o quadro jurídico da China para uma maior abertura e seriam um bom augúrio para empresas estrangeiras legítimas que olham para o mercado chinês enquanto servem como uma arma afiada para combater os infratores.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) e o Ministério do Comércio (MOFCOM) divulgaram no dia 19/12 as novas regras, com previsão de entrada em vigor em 30 dias. As novas regras da cláusula 23 têm como base legal a Lei do Investimento Estrangeiro e a Lei de Segurança Nacional.

Os investimentos estrangeiros no setor militar, entre outras áreas relacionadas à defesa e segurança nacional, e os investimentos envolvendo estrangeiros nas proximidades de instalações militares estarão sujeitos às novas regras.

O investimento estrangeiro em áreas-chave que envolvem a segurança nacional, como produção agrícola, energia e recursos, produtos e serviços culturais, tecnologias da informação e produtos e serviços da Internet, e serviços financeiros em que tal investimento corresponda ao controle real das metas de investimento também se enquadrarão no âmbito do novo regulamento de revisão.

A importância da revisão de segurança sobre os investimentos estrangeiros no setor de armas e defesa nacional da China é evidente em meio à contínua e crescente reforma e abertura do país, disse Song Zhongping, especialista militar chinês e comentarista de TV, ao Global Times no domingo, dia 20/12.

Se os investimentos estrangeiros conseguirem explorar a indústria de armamentos e o desenvolvimento militar da China sem supervisão adequada, é alto o risco de que o capital estrangeiro tenha voz no desenvolvimento da defesa nacional da China, o que prejudicaria a segurança nacional da China. Outra possibilidade é que investimentos indevidos em empresas de armamentos ou unidades militares chinesas tenham que relatar o progresso do trabalho a investidores estrangeiros, durante os quais informações confidenciais poderiam vazar, disse um especialista chinês em segurança de inteligência ao Global Times, sob condição de anonimato.

De acordo com as novas regras, um mecanismo de trabalho para revisão de segurança sobre investimento estrangeiro seria colocado em prática, com a NDRC e o MOFCOM chefiando a força-tarefa de revisão cujo escritório está instalado na NDRC.

“Esta nova regra não é de forma alguma uma prática única da China em reação às mudanças nas situações globais, mas para recuperar o atraso a nação precisa se alinhar com a legislação semelhante nas principais economias globais”, disse Gao Lingyun, especialista da Academia Chinesa de Ciências Sociais em Pequim.

O exagero sobre as novas regras serem consideradas um meio de vingança contra a escalada da repressão dos EUA às empresas chinesas mal pode ser justificado, disse Gao.

Em um novo sinal de confronto imprudente, os EUA anunciaram na sexta-feira (18/12) a adição de 59 empresas chinesas, incluindo a maior fabricante de chips chinesa Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC) à sua lista de entidades de controle de exportação.

As empresas estrangeiras cumpridoras da lei não devem se preocupar com as novas regras, que são uma parte importante dos esforços do país para coordenar a abertura e a segurança no próximo Plano Quinquenal e até 2035, disse Gao.

A China aprovou a nova lei de investimento estrangeiro, que deixou claro que o país lançaria um mecanismo de revisão de segurança para investimento estrangeiro.

Em outra declaração no site da NDRC no sábado, um funcionário não identificado enfatizou que as novas regras não têm a intenção de implementar protecionismo ou reduzir a abertura. Declarando que a abertura sem garantias de segurança seria insustentável, o funcionário assegurou uma revisão direcionada dos investimentos estrangeiros que têm impacto ou podem afetar a segurança nacional e a evitar o abuso da revisão de segurança.

De acordo com ele, as análises de segurança nacional do investimento estrangeiro são uma prática internacional comum para equilibrar os benefícios econômicos e os esforços para salvaguardar a segurança nacional, citando práticas semelhantes que foram sancionadas ou consideradas nos EUA, UE, Austrália, Alemanha, Japão e o Reino Unido.

É completamente normal que a China estabeleça esses regulamentos, que são comuns em outros países, disse Song. “Os EUA possuem a Lei de Modernização de Revisão de Risco de Investimento Estrangeiro (FIRRMA), a Austrália e a UE têm leis e regulamentos semelhantes.”

A FIRRMA foi incorporada à legislação dos Estados Unidos em agosto de 2018, o que fortalece o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS) para tratar de questões de segurança nacional de maneira mais eficaz.

A nova estrutura de revisão da segurança nacional da China baseia-se nas práticas globais e pode ser que alguns investimentos precisem ser revisados ​​caso a caso, já que não estão na lista negativa de investimento estrangeiro, mas podem afetar a segurança nacional, de acordo com Gao.

Fonte: Globo Times