Plataforma atualiza dados de vacinação em todo o mundo

Pesquisadores sediados em Oxford reúnem dados sobre avanços e atrasos da vacinação, explicando para leigos seu significado. Até o momento, são 50 países com avanços no processo de imunização.

Our World in Data, Coronavirus Vaccinations

Our World in Data é a plataforma estatística acessível a qualquer interessado com dados precisos e atualizados sobre os programas de imunização de todo o mundo. Os cientistas envolvidos acreditam no poder dos dados estatísticos para enfrentar grandes catástrofes e superá-las sem ficar no escuro.

Trata-se de um  esforço colaborativo entre pesquisadores da Universidade de Oxford, que são os editores científicos do conteúdo do site; e a organização sem fins lucrativos Global Change Data Lab, que publica e mantém o site e as ferramentas de dados que tornam o trabalho possível. Na University of Oxford, os pesquisadores estão sediados no Oxford Martin Program on Global Development.

No Our World in Data, você pode visualizar os dados mais recentes sobre casos confirmados, mortes e testes, além da vacinação contra Covid-19.

Israel, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América e Reino Unido são os países com mais avanço na vacinação.

Em menos de 12 meses após o início da pandemia, várias equipes de pesquisa aceitaram o desafio e desenvolveram vacinas que protegem do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. Agora, o desafio é disponibilizar essas vacinas para pessoas em todo o mundo.

Será fundamental que as pessoas em todos os países – não apenas nos países ricos – recebam a proteção necessária. Para rastrear esse esforço, a Our World in Data está construindo o conjunto de dados internacionais de vacinação que disponibiliza na página.

A plataforma disponibiliza este conjunto de dados abertamente, para que todos possam verificar e usar as informações reunidas.

São vários tipos de gráficos, mapas, tabelas e downloads possíveis, com possibilidade de escolha de períodos e países analisados

Os pesquisadores acreditam que um dos principais motivos pelos quais não se alcança o progresso possível é que não se faz uso suficiente dessas pesquisas e dados existentes: o conhecimento importante é muitas vezes armazenado em bancos de dados inacessíveis, trancados atrás de paywalls (acesso pago) e enterrados sob o jargão de trabalhos acadêmicos.

O objetivo do portal de dados é tornar o conhecimento dos grandes problemas acessível e compreensível.

Para entender os problemas que afetam bilhões, os estudiosos acreditam que é preciso ter dados, medir cuidadosamente o que os preocupa e tornar os resultados acessíveis em uma plataforma compreensível e pública. Isso permite que todos vejam o estado do mundo hoje e acompanhem onde está progredindo e onde está ficando para trás.

Assim, por meio de visualizações de dados interativas, pode-se ver como o mundo mudou; resumindo a literatura científica, pode-se entender por quê. Cobrir todos esses aspectos em um recurso torna possível entender como as tendências globais de longo prazo estão interligadas.

No site integrado SDG-Tracker.org, a plataforma apresenta os dados e pesquisas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Em 2015, todos os países do mundo se inscreveram para alcançar os ODS até 2030 e foi construído este site para acompanhar o progresso em direção a eles.

O SDG-Tracker é uma publicação amplamente acessada que apresenta todos os dados mais recentes disponíveis sobre os 232 indicadores ODS com os quais os 17 objetivos são avaliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *