Dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Mundial da Religião

Por Rozina de Jesus* Anualmente, em 21 de janeiro se comemora o Dia Mundial da Religião. A data foi instituída […]

Por Rozina de Jesus*

Anualmente, em 21 de janeiro se comemora o Dia Mundial da Religião. A data foi instituída em dezembro de 1949, numa Assembleia Religiosa Nacional dos Baha’is, uma religião monoteísta fundada pelo líder Bahá’u’lláh, em meados do século XIX, na Pérsia.

O objetivo é promover o diálogo, o respeito em todo o mundo à diferentes crenças, sejam elas monoteístas (que acreditam em um único Deus) ou politeístas (que acreditam em vários deuses), envolvendo todas as religiões que têm como objetivo a bondade, já que na história do mundo, muitas guerras foram motivadas por crenças religiosas.

Complementando o Dia Mundial da Religião, no dia 21 de janeiro, comemoramos no Brasil,  o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, em homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, do Abassá de Ogum (BA), faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, vítima de infarto, causado por ataques de intolerantes de outras religiões. Por praticar a  religião de matriz africana, sua casa foi atacada, fiéis foram agredidos e ela foi foi acusada de charlatanismo.

Brasil é um Estado Laico

O Brasil é um Estado Laico como garante o Art. 5ª, Inciso VI, da Constituição Brasileira, em que assegura a liberdade de  crença a todos os cidadãos.

Segundo o Censo Demografico do IBGE, em 2010, 92% da população se declarou adepta a algum tipo de religião. Católicos caem para 64,63%; evangélicos já são 22,16%, sem religião 8,04%, espíritas 2,02%, umbanda e candomblé, 0,31%, múltiplo pertencimento, 0, 34%, outras religiosidade cristãs, 0,77%.

Apesar da diversidade de crenças no Brasil, a intolerância é direcionada mais aos praticantes de cultos de matriz africana. Segundo dados do Balanço disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, em 2019 foram 61 ataques a cultos de matriz africana, 18 contra espíritas, 12 a católicos, 12 a testemunhas de Jeová, 11 contra evangélicos, 2 a budistas.

No Brasil, com a intolerância tem caminha lado a lado com o crescimento dos neopentecostais, que buscam cadeiras no poder para implementar suas crenças.

Por todos estes dados e por termos um Estado Laico, é importante garantirmos por leis, atitudes de toda a sociedade civil, o respeito a todos os tipos de religiões e crenças, o combate a qualquer tipo de intolerância, pois o preceito maior do Dia Mundial da Religião é a boa convivência entre os diferentes crentes ou não crentes, para que todos possam ter a dignidade e confiança de praticar seu culto religioso em segurança, pois o objetivo é o mesmo, alcançar a paz, a tranquilidade e a evolução espiritual.

*Rozina de Jesus é militante da UNEGRO, secretária municipal de combate ao racismo do PCdoB São Paulo e assessora parlamentar da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB/SP)