Fiocruz aplica as primeiras doses da vacina de Oxford vinda da Índia

Infectologistas Estevão Portela e Margareth Dalcomo foram os primeiros imunizados em cerimônia simbólica neste sábado (23).

Infectologista é o primeiro a receber a vacina de Oxford na Fiocruz

A Fiocruz começou, neste sábado (23), as primeiras imunizações com a vacina da Oxford/AstraZeneca. Os primeiros vacinados foram os infectologistas Estevão Portela e Margareth Dalcomo. A cerimônia ocorreu de forma simbólica, horas depois do desembarque de dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca no Rio.

O carregamento foi produzido no Instituto Serum, na Índia, e passou por um procedimento de análise de segurança na Fiocruz antes de ser liberado ao Ministério da Saúde, que vai distribuí-lo aos estados até domingo (24).

A plataforma Our World in Data registra 537.774 brasileiros vacinados até o momento. Com isso, o Brasil é o 16o. país, dentre 54, que mais vacinas aplicaram, no entanto, é o 49o. país em proporção da população vacinada: apenas 0,3%. Depois do Brasil, o Equador também entrou para a lista, nesta sexta (22).

Margareth Dalcomo é a segunda a receber a vacina de Oxford na Fiocruz
Margareth Dalcomo é a segunda a receber a vacina de Oxford na Fiocruz

Liberação das vacinas na Fiocruz

As vacinas de Oxford farão parte do PNI, que é coordenado pelo Ministério da Saúde e começou no dia 17 de janeiro com 6 milhões de doses da CoronaVac. Nesta sexta (22), outras 4,8 milhões de doses da CoronaVac foram aprovadas para uso emergencial no Brasil.

No desembarque da Índia, ainda na pista, a aeronave foi recebida numa cerimônia de “batismo” por dois caminhões do Corpo de Bombeiros, que esguicharam água no avião.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *