Baleia Rossi registra candidatura destacando independência da Câmara

O candidato tem o apoio de dez partidos: PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, SD, PCdoB, Cidadania, PV e Rede

O candidato Baleia Rossi (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O candidato à presidência da Câmara Baleia Rossi (MDB-SP) registrou sua candidatura com apoio de dez partidos: PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, SD, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. “Estamos unidos na defesa da democracia e da independência da Câmara”, escreveu no Twitter o candidato que tem como principal adversário o deputado Arthur Lira (PP-AL), preferido de Bolsonaro.

“Eu sempre tive o diálogo como uma marca da minha liderança. Essa pluralidade de respeitar a todos, incluindo quem pensa diferente de mim, é uma característica que eu tenho na minha vida pública”, afirmou Baleia.

Impasse

O registro da candidatura está sendo contestado pelo grupo pró-Arthur Lira que ameaça ir ao Supremo Tribunal Federal (STF), porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deferiu o ingresso do PT no bloco do emedebista.

O PT, com 53 deputados, teria registrado a inclusão no bloco às 12h06 – seis minutos após o prazo. “Houve um problema técnico no software, mas estamos no bloco do Baleia, sim”, explicou o líder do PT na Câmara, Ênio Verri (PR).

Autor