Para Luciana Santos, bloco de oposição sai fortalecido da eleição na Câmara

Presidenta do PCdoB destaca os efeitos da eleição comprada pelo governo na Câmara, ao fortalecer um frente de oposição com esquerda e direita unidos no combate a Bolsonaro.

Luciana Santos em entrevista coletiva - Richard Silva/PCdoB na Câmara

A candidatura apoiada por Bolsonaro venceu a eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. “Mas a oposição sai fortalecida desse processo, mais unida para enfrentar os desafios que se apresentam diante da crise profunda que atravessamos”. Esta foi a avaliação feita pela presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, em postagens no Twitter.

Mesmo tendo perdido essa disputa, a oposição se ampliou a partir da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) que concorreu pela Frente Câmara Livre, composta por uma dezena de legendas (MDB, PSDB, Solidariedade, Cidadania, Rede, PV, PSB, PT, PDT, PCdoB). Uma aliança possível pelo desejo comum de preservar a democracia e defender direitos sociais.

Luciana reafirmou que o resultado da disputa é reflexo da interferência do Poder Executivo, com liberação de emendas e outras negociações entre os deputados para garantir seu voto, num “toma lá, dá cá”. A estratégia de guerra de Bolsonaro foi resultado da percepção do avanço do impeachment na sociedade. “Isto abala a independência entre os poderes e fragiliza a democracia”, criticou.

O balcão de barganha por votos de Bolsonaro envolveu bilhões de reais do orçamento federal em forma de emendas, cargos no governo e promessa até de criação de novos ministérios, que o presidente sempre criticou. Agora, resta a Bolsonaro pagar o alto resgate do sequestro, que vai tornar os próximos meses do governo uma pequeno inferno comandado pelo mercenarismo do Centrão.

Mas a dirigente comunista destacou um efeito inesperado desta eleição ao contribuir para a formação de um bloco amplo de oposição ao governo Bolsonaro, reunindo parlamentares de direita, centro-direita, centro-esquerda e esquerda. “Um exercício vital para o enfrentamento a este governo e suas políticas de desmonte do país”, considera Luciana.

Ela celebrou a unidade de seu partido e bancada na construção da oposição do governo Bolsonaro. Esta foi uma disputa que mostrou quem está do lado do povo brasileiro, a exemplo de setores do DEM e do PSDB, que se diziam de oposição, mas acabaram por mostrar sua cara neofascista.

“O PCdoB tem lado. O lado do povo e do Brasil. Na noite de hoje fizemos o bom combate. A atuação da nossa bancada foi irrepreensível. Reafirmamos o compromisso de trabalhar cotidianamente para a construção de uma ampla frente política e social em oposição ao governo Bolsonaro”.

Para a dirigente, agora, depois do esforço para a derrota da Bolsonaro, resta prosseguir na luta. “A bancada do PCdoB continuará na linha de frente da trincheira da luta pela defesa da vida, da democracia e dos direitos no nosso povo”.