Pressão garante presença da oposição na direção da Câmara dos Deputados

Se prevalecesse a posição do novo presidente da Câmara Arthur Lira, vários partidos de oposição ficariam fora da Mesa que conduzirá a Casa nos próximos dois anos

(Foto: Luis Macedo/Agência Câmara)

A Câmara dos Deputados concluiu, nesta quarta-feira (3), a eleição para os integrantes da Mesa Diretora que vai conduzir as atividades da Casa no biênio 2021-2022. Foram escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. A votação foi presencial e secreta, com urnas eletrônicas distribuídas pelo Plenário Ulysses Guimarães e pelos salões Verde e Nobre.

O novo presidente, deputado Arthur Lira (PP-AL), já havia sido eleito na segunda-feira (1º). A eleição da Mesa também deveria ter ocorrido junto com a eleição do presidente. No entanto, ao tomar posse, Lira anulou a decisão do ex-presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) de aceitar o registro do bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), registrado minutos após o fim do prazo determinado.

Com a anulação do bloco, importantes bancadas de oposição ficariam sem os espaços a que tinham direito na composição da Mesa.

A reação do campo democrático à truculência da medida foi imediata. A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), advertiu que somente um acordo entre os blocos possibilitaria o funcionamento normal da Casa. “O presidente Lira teve uma vitória maiúscula, obtendo a esmagadora maioria. Mas ele não pode fazer com que a outra parte não participe dos espaços da Casa”, argumentou a parlamentar.

“A decisão do presidente Arthur Lira foi absurda, violando um procedimento que é incontroverso nas eleições da Mesa da Câmara. Houve então um esforço para a revisão da posição que ele adotou, para restabelecer a dinâmica regimental da Casa”, observou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Acordo

Após negociações ao longo de toda a terça-feira (2), foi selado um acordo com as lideranças dos dois blocos para que a escolha dos novos integrantes da Mesa Diretora fosse concluída, com a participação dos dois grupos na divisão dos cargos.

Foram eleitos:

1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM);
2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE);
1ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE);
2ª secretaria: Marília Arraes (PT-PE);
3ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS) e
4ª secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ).

Houve segundo turno apenas para o cargo de 2º secretário. A segunda votação ocorre quando o candidato não alcança a maioria absoluta dos votos no primeiro escrutínio. As quatro vagas de suplentes de secretários foram preenchidas pelos deputados Alexandre Leite (DEM-SP), Eduardo Bismarck (PDT-CE), Gilberto Nascimento (PSC-SP) e Cássio Andrade (PSB-PA).

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados