João Doria é melhor avaliado que Bolsonaro em pesquisa sobre vacina

Solicitados a dar uma nota de zero a 10, participantes atribuíram ao governador tucano média de 6,1. A média de Bolsonaro ficou em 4,9.

Governo de São Paulo apresenta Coronavac - Imagem: Flick/Governo do Estado de São Paulo

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas indica que a população brasileira vê João Doria (PSDB), governador de São Paulo, mais empenhado em vacinar a população do que Jair Bolsonaro (sem partido).

Solicitados a dar uma nota de zero a 10 a cada um dos dois políticos com relação ao empenho em vacinar os brasileiros, os participantes de todo o país atribuíram ao governador tucano uma média de 6,1. A média nacional de Jair Bolsonaro para o mesmo quesito ficou em 4,9.

As piores avaliações para Bolsonaro estão, curiosamente, nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde o presidente sempre foi avaliado. As médias das notas nessas duas regiões foram, respectivamente, 4,7 e 4,9. A região Norte vive uma explosão de casos de Covid-19 que levou a um colapso do sistema de saúde, o que pode explicar a avaliação menos positiva de Jair Bolsonaro. Tanto na região Sul quanto no Sudeste, o presidente recebeu nota 5.

No caso de João Doria, sua nota mais baixa está no Sudeste, justamente a região do estado que governa, onde teve média 6. A melhor nota foi no Sul, 6,2. Tanto no Norte/Centro-Oeste e quanto no Nordeste a média de Doria ficou em 6,1.

A pesquisa ouviu por telefone 2.020 pessoas de 208 municípios em 26 estados, no período de 22 a 26 de janeiro. O levantamento tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 2%.

Veja aqui a íntegra da pesquisa.

Autor