Preservação ambiental é prioridade para 78% dos brasileiros, diz Ibope

Divulgada na quinta-feira (4), pesquisa aponta para a percepção do brasileiro em relação às questões ambientais. Aquecimento global e queimadas também são assuntos abordados.

Queimada e vista em meio a área de floresta próximo a capital Porto Velho. Foto: Bruno Kelly/Amazonia Real.

Proteção do meio ambiente, aquecimento global e queimadas nos biomas do país são preocupações para os brasileiros. Segundo pesquisa do Ibope, 78% dos brasileiros entendem como prioridade a preservação da natureza, mesmo considerando um cenário com menos crescimento econômico e empregos.

Quase todos os entrevistados reconhecem o aumento de temperatura no planeta e a grande maioria acredita que isso terá impacto para gerações futuras, mas apenas um quarto dos entrevistados afirma ter um conhecimento mais profundo sobre o tema. Os que consideram o aquecimento global nocivo a si a sua família nos dias atuais são 72%. Ao comparar as respostas, jovens e pessoas com maior escolaridade atribuem mais importância às mudanças climáticas.

Em relação as queimadas na Amazonia, Pantanal e outros biomas, apenas uma a cada dez pessoas não considera os incêndios um problema para o meio ambiente. O prejuízo da imagem do Brasil também foi medido na opinião dos entrevistados e para 80% há prejuízo com as queimadas.

As questões ambientais influenciaram 42% dos entrevistados na hora do voto em eleições para cargos públicos e 59% considerou esses fatores na compra de produtos, deixando de comprar mercadorias nocivas ao meio ambiente.  

A pesquisa foi feita com 2,6 mil brasileiros com mais de 18 anos em todas as regiões do país, com diferentes níveis de escolaridade e renda, entre setembro r outubro de 2020.

Com informações de O Globo