Analisei os tweets de Trump para saber o que ele realmente disse

A contagem estava pronta, estava claro que Donald Trump havia perdido – e ele tuitou: “ ou uma nova eleição deve […]

O presidente Donald Trump usa seu smartphone.

A contagem estava pronta, estava claro que Donald Trump havia perdido – e ele tuitou: “ ou uma nova eleição deve ocorrer ou … resultados anulados ”.

Parece familiar, mas não era novembro de 2020. Era fevereiro de 2016.

Trump estava há apenas alguns meses em sua campanha presidencial e já estava contando uma história que contaria inúmeras vezes ao longo dos cinco anos seguintes, sugerindo ao mundo o caráter do homem que o Senado dos Estados Unidos logo avaliará no julgamento de impeachment.

Naquela época, Trump estava tentando anular a vitória de Ted Cruz. E ele estava acusando Iowa de atrapalhar a contagem dos votos nas primárias.

“ O estado de Iowa deveria desqualificar Ted Cruz das eleições mais recentes com base no fato de que ele trapaceou – uma fraude total!” Trump tweetou.

O Donald Trump que os americanos conhecem agora era o mesmo Donald Trump que entrou na eleição em 2015 e na Casa Branca em 2016. Parte de seu poder de reunir uma base leal baseava-se em seu estilo retórico repetitivo , mas no Twitter ele era especialmente potente como narrador-chefe de sua própria vida política.

Em 2017, comecei a coletar todos os seus tweets, desde 16 de junho de 2015, dia em que ele anunciou sua candidatura. Continuei assim até 8 de janeiro de 2021, dia em que o Twitter suspendeu permanentemente sua conta . Eu queria aprender mais sobre como ele usava a linguagem. Mas nesses 20.301 tweets aprendi algo mais fundamental sobre como o 45º presidente dos Estados Unidos usou o Twitter para contar sua própria história.

Presidente contador de histórias

Trump foi mais efusivamente positivo e mais mordazmente negativo do que os políticos, jornalistas, organizações de notícias e ativistas com os quais o comparei – incluindo a candidata presidencial democrata Hillary Clinton, Katy Tur da NBC, a ativista pró-Trump Linda Suhler e o ativista Black Lives Matter DeRay Mckesson.

No entanto, a principal diferença que encontrei foi que Trump estava entre os usuários mais frequentes de métodos de narrativa . Como sou um pesquisador de narrativas digitais , isso me intrigou.

Contar histórias em geral é comum entre políticos eficazes , mas o esforço de Trump parece ter construído um alto nível de lealdade , desviado a atenção de tópicos negativos e geralmente definiu a agenda para o que o público americano estava discutindo.

Outros examinaram este aspecto do apelo de Trump, examinando histórias específicas ao longo de sua presidência, seu estilo de contar histórias e até mesmo os componentes retóricos de sua narrativa populista.

Mas descobri uma estrutura particular de história que ele usou o tempo todo.

Donald Trump gesticula durante uma aparição pública
Donald Trump sabia como contar uma história – a sua própria.

Consistência em meio à mudança

Havia cinco temas principais, que apareciam regularmente – muitas vezes em um dia:

  1. A verdadeira versão dos Estados Unidos está cercada de invasores;
  2. Os verdadeiros americanos podem ver isso;
  3. Eu (Trump) sou o único qualificado para impedir essa invasão;
  4. O sistema e seus agentes estão me impedindo;
  5. Os EUA estão em perigo mortal por causa disso.

Juntos ao longo do tempo, isso formou uma estrutura geral da história que resumi desta forma: “ O sistema está me impedindo de protegê-lo contra invasores ”.

Os elementos eram flexíveis. “O sistema” pode ser qualquer um – democratas, a NFL, um meio de comunicação, uma corporação e até o vice-presidente Mike Pence. “Os invasores” foram a China, o coronavírus que apareceu pela primeira vez lá, pessoas que cruzaram a fronteira EUA-México ou manifestantes Black Lives Matter.

Mas a estrutura nunca mudou: havia um perigo para a nação, Trump era o único capaz de proteger a América e era justamente apoiado por americanos “reais”.

Isso é o que ele disse; como funcionava era igualmente importante.

Contando uma história diferente

Nos termos que os estudiosos da narrativa usam, Trump “ reescreveu ” o mundo para se ajustar aos seus temas. Ele pegou elementos de artigos de notícias, vídeos virais, outros tweets e tudo o mais que precisava para construir suas mensagens. Ele pegou histórias que já estavam na esfera pública e deu um novo significado a elas para se encaixar em sua própria história.

Durante as eleições primárias republicanas de 2015, por exemplo, o conservador Club for Growth gastou US $ 1 milhão veiculando anúncios negativos contra Trump. Mas Trump, tweetando, reescreveu a história: “O falso Club For Growth , que me pediu por escrito US$ 1.000.000 (eu disse não), agora quer fazer anúncios negativos sobre mim. Hipócritas totais!” O Clube para o Crescimento era um estabelecimento rastejante e fraudulento; ele era eficaz e poderoso.

Trump também reescrevia os personagens em mensagens múltiplas, às vezes contraditórias, dependendo das notícias do dia. Considere seu tweet sobre a China, que foi primeiro um parceiro, depois um adversário comercial e, finalmente, um invasor:

Seguindo o roteiro

Trump tuitou mais comumente sobre o governo, a mídia e as instituições corporativas, o que muitas vezes se tornou alimento para a cobertura de notícias. A mídia muitas vezes enquadrou os tweets como ataques e “contra- ataques  . Mas, em uma leitura mais atenta, eles não foram meramente respostas a críticas ou más notícias. Eles regularmente descreviam algo, da maneira que um narrador faria.

Mas sua reformulação da realidade através de suas próprias lentes também pode ter desempenhado um papel na queda de Trump. Todos os ataques, toda a distorção de informações, todo o medo, podem ter esgotado apenas o número necessário de pessoas em estados-chave para garantir sua derrota.

Quando essa derrota aconteceu, a estrutura narrativa de Trump não mudou: ela escalou e se multiplicou, consumindo tudo e todos que não apoiaram abertamente o que muitos chamaram de Grande Mentira – que a eleição foi armada contra ele:

  • 3 de janeiro de 2021: “ Falei com o secretário de Estado Brad Raffensperger ontem sobre o condado de Fulton e a fraude eleitoral na Geórgia. Ele não queria ou não conseguia responder a perguntas como o golpe das ‘cédulas embaixo da mesa’, destruição de cédulas, ‘eleitores’ de fora do estado, eleitores mortos e muito mais. Ele não tem ideia! ”
  • 6 de janeiro de 2021: “ Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ser feito para proteger nosso país e nossa Constituição, dando aos Estados a chance de certificar um conjunto corrigido de fatos, não os fraudulentos ou imprecisos que eles foram solicitados a certificar previamente. Os EUA exigem a verdade! ”
Donald Trump fala em seu comício de 6 de janeiro de 2021
Donald Trump fala em seu comício de 6 de janeiro de 2021, antes da multidão marchar sobre o Capitólio. 

Um caminho para o fim

Não há uma única linha de um discurso ou tweet de Trump que seja a arma fumegante que incita seus seguidores à violência.

Mas ele ajudou a definir o cenário para o ataque ao Capitólio. O mais famoso foi em 19 de dezembro de 2020: “ Peter Navarro lança relatório de 36 páginas alegando fraude eleitoral ‘mais do que suficiente’ para garantir a vitória de Trump … Um ótimo relatório de Peter. Estatisticamente impossível ter perdido a eleição de 2020. Grande protesto em DC em 6 de janeiro. Esteja lá, será selvagem! ”

A maneira como Trump elaborou este tweet é representativa de como ele reescreveu as coisas para contar sua própria história. Ele pegou algo que já estava em discussão, o relatório de Navarro, e usou de uma forma que moldou a lógica da campanha “pare com o roubo”.

Trump não teve que inventar #StopTheSteal – apenas incluí-lo em sua estrutura narrativa existente. Outros políticos, incluindo a deputada Marjorie Taylor Greene , adotaram a estrutura geral de Trump para seus próprios tweets.

No entanto, o tweet final de sua conta antes do encerramento não se encaixa em nenhum de seus temas comuns. É também uma das poucas vezes em que parece que o tweet conta uma história mais tradicional. “ A todos aqueles que pediram, não irei à posse no dia 20 de janeiro ” é um final bastante discreto para um conto épico.

Michael Humphrey é professor assistente de jornalismo e comunicação de mídia na Universidade Estadual do Colorado

Traduzido por Cezar Xavier