A batalha eleitoral no Equador, por Atilio Boron

Uma campanha exaustiva marcará o segundo do eleição presidencial do país sul americano.

Candidato Andrez Arauz aguarda seu adversário no segundo turno l Foto: Rodrigo Buendia / AFP.

Depois de superar os inúmeros entraves jurídicos apresentados pelo Conselho Nacional Eleitoral (a seguir ordens expressas de Lenín Moreno para tirar do jogo, lawfare, correísmo) a chapa Andrés Arauz e Carlos Rabascall pôde participar nas eleições e liderar a disputa no primeiro turno. Embora as pesquisas previssem uma votação acima de 36% (apenas uma quase matematicamente igual aos números de Arauz e Lasso), a verdade é que no final do dia e em meio a uma recontagem desleixada de votos, Arauz obteve 32,15% dos votos. Para disputar o segundo turno contra Arauz seguem, competindo frente a frente e separados por 27 centésimos, Yaku Pérez (19,87%) de Pachakutik e o banqueiro Guillermo Lasso, que em sua terceira aposta presidencial obteve 19,60% das preferências eleitorais. No entanto, ainda não foi computado um número pequeno de votos, o que, dada a sua localização regional, poderia reverter essa situação e colocar Lasso em segundo lugar. Mas no momento da redação deste artigo, a CNE ainda não havia concluído o escrutínio.

As surpresas foram duas: uma foi o avanço de Pérez , que em todas as pesquisas anteriores nunca se mostrou em condições de entrar no segundo turno disputando uma vaga que a equipe de Lasso considerava garantida; a outra foi a repentina irrupção de Xavier Hervas, um “cavalo negro” como se costuma dizer no jargão político mexicano, que do nada (cerca de 2 por cento) saltou para 16% dos votos em menos de três semanas apelando para um intenso – e muito eficaz – trabalho em redes sociais, especialmente Tik Tok. A questão é, Facebook, dizem os jovens, “é coisa para gente velha”; Hervas também sabia e atraiu um fluxo significativo de votos de jovens com sua estratégia. Outra novidade, não tanto por si só surpreendente, mas pelo caráter categórico de sua manifestação: o colapso da direita histórica equatoriana. Nesta ocasião, Lasso e seu partido, CREO, juntaram-se aos Sociais Cristãos de Jaime Nebot (prefeito de Guayaquil por quase 19 anos, que em uma demonstração de incoerência nunca o impediu de lançar críticas inflamadas ao “reeleição antidemocrático” de Rafael Correa, Evo Morales e Hugo Chávez) e sua sucessora na prefeita, Chyntia Viteri.Ambos os partidos obtiveram, isoladamente, 45% dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais de 2017; agora, unificados, eles mal arranham 20%. Lenín Moreno desferiu um golpe devastador no neoliberalismo: o candidato do partido no poder, seu ministro da Cultura, Juan Fernando Velasco Torres, obteve embaraçosos 0,82% dos votos

 O que vem nas próximas semanas é uma exaustiva campanha eleitoral de mais de dois meses, pois só no dia 11 de abril acontecerá o segundo turno. Entretanto, prepara-se uma dura batalha no Conselho Nacional Eleitoral e na Justiça para determinar quem vai disputar a presidência com o candidato do Correísmo. As especulações sobre quem seria o mais vulnerável a uma estratégia ofensiva de Arauz abundam. Há quem prefira o banqueiro porque neste caso o contraste entre ambas as propostas seria de uma clareza absoluta e ademais Lasso co-governou com Moreno nos últimos quatro anos e terá que se responsabilizado pelo desastre que ambos provocaram no país. Isso é verdade, mas também é verdade que, se há um político no Equador com enorme poder financeiro, midiático, político e judicial, esse personagem não é outro senão Lasso.

Lasso pode comprar muitos testemunhos, mobilizar a mídia e pistoleiros judiciais e investir pesado em sua campanha sem nenhuma dificuldade; todo o establishment se alinhará incondicionalmente atrás de sua candidatura. Outros apoiadores de Arauz dizem que prefeririam um segundo turno com Pérez, embora sua retórica aparentemente progressista e esquerdista possa enganar muitos incautos com sua defesa da água e do meio ambiente. Enganar, disse ele, porque como bem lembrou Chico Mendes, o grande ambientalista brasileiro assassinado pelos latifundiários, “ecologia sem crítica do capitalismo é mera jardinagem”, e Pérez não critica o capitalismo nem levanta a necessidade de sua superação histórica. Além disso, ele não deixou de atacar os governos “ditatoriais e fraudulentos” – em suas palavras, da Bolívia, Venezuela e Nicarágua – e nesta área seu alinhamento com as diretrizes de Washington é total e não parece ser nada por acaso. Não só isso: assim como Lasso, defende a eliminação dos impostos sobre a remessa de divisas para o exterior, questão hipersensível para os banqueiros e a elite empresarial equatoriana.

Por outro lado, é preciso lembrar que no segundo turno de 2017, Pérez pediu às comunidades indígenas que votassem em Lasso. Ele disse, literalmente, que “um banqueiro é preferível a uma ditadura”. Homem de boa formação e repleto de gratidão cristã graças a décadas de militância no Opus Dei, há poucos dias Lasso assegurou que se não chegasse ao segundo turno apoiaria Pérez para derrotar o “totalitarismo populista” satanicamente encarnado na figura de Rafael Correa.

Fonte: Pagina12

Autor