Vendas no varejo caíram 6,1% em dezembro, maior tombo desde 2000

No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas recuou 3,7% em relação a novembro e fechou o ano em queda de 1,5%

O volume de vendas do comércio varejista caiu 6,1% em dezembro na comparação com novembro, quando variou -0,1%. É a queda mais intensa para um mês de dezembro de toda a série histórica, iniciada em 2000. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em dezembro recuou 3,7% em relação a novembro e fechou o ano em queda de 1,5%, após três anos consecutivos de altas. A média móvel trimestral do comércio varejista foi de -1,8%.

Segundo o IBGE, um fator de influência para o resultado nos últimos meses do ano foi a inflação dos alimentos. O comércio em hiper e supermercados tem um peso maior para a PMC, quase a metade do resultado total.

O comércio varejista teve crescimento de 1,2% no acumulado de 2020 veio após um primeiro semestre de queda (-3,2%) e um segundo semestre de alta (5,1%). O comércio varejista ampliado apresentou a mesma dinâmica (-7,7% e 4,2%, respectivamente) mas o resultado não foi suficiente para a o indicador fechar o ano com taxa positiva.

Autor