Senado aprova convocação de testemunhas e adia impeachment de Trump

Trump é acusado de incitar a insurreição e a violência, devido à sua participação nas manifestações que resultaram na invasão do Capitólio em 6 de janeiro.

Capitólio dos Estados Unidos, centro legislativo do Estado americano em Washington, DC -Foto: David Knox/Unsplash

Deputados democratas responsáveis pela acusação no processo de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump no Senado dos EUA pediram a convocação de testemunhas. A expectativa era que o processo fosse votado ainda hoje no Senado, mas a novidade deve atrasar o veredicto.

Trump é acusado de incitar a insurreição e a violência, devido à sua participação nas manifestações que resultaram na invasão do Capitólio em 6 de janeiro. Apoiadores de Trump entraram no prédio do Congresso dos EUA para impedir a homologação da vitória do democrata Joe Biden.

Os democratas querem o testemunho da deputada republicana Jaime Herrera Beutler, que afirmou na noite de sexta-feira que outro deputado, o líder da maioria Kevin McCarthy, recebeu uma ligação de Trump no momento da invasão ao Capitólio que indicava que o então presidente apoiava os invasores. A estratégia dos democratas surpreendeu, pois esperava-se que a votação terminasse hoje.

São necessários os votos de dois terços dos senadores, ou seja, 67 dos 100 senadores, para que o ex-presidente seja condenado. Se a opção for pela condenação, os parlamentares podem impedir Trump de concorrer a cargos federais, o que o deixaria fora de nova disputa pela Casa Branca.

Com informações do Estadão

Autor