ONU: No Haiti, 40% das pessoas precisam de ajuda humanitária

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) estima que 40% dos cidadãos do Haiti precisarão de assistência em 2021, informa matéria divulgada nesta quarta-feira (17) no site oficial da ONU. De acordo com a organização, em um país de 11,4 milhões de habitantes, mais de 4,4 milhões de pessoas podem sofrer insegurança alimentar este ano.

Ajuda do Programa Mundial de Alimentos (WFP) chegando no Haiti / Foto: Logan Abassi-ONU

O número de pessoas com necessidades aumentou 79% em comparação com fevereiro de 2020, quando 2,6 milhões precisavam de ajuda.

Segundo a OCHA, uma série de choques sociopolíticos extremos que acontecem desde 2018 afetaram significativamente a fragilidade que já existia. Além da crise econômica e sociopolítica, a pandemia da COVID-19 e os efeitos de desastres naturais, como a tempestade tropical Laura que atingiu o país em agosto passado, contribuíram para o agravamento da situação.

A organização destacou ainda o aumento dos incidentes de segurança, incluindo sequestros e confrontos entre gangues armadas, que resultaram em mortes de civis, queima de casas e deslocamento da população.

A situação de 500 famílias deslocadas internamente que fugiram da violência de gangues em agosto de 2020 está se deteriorando devido a condições de vida inadequadas e falta de proteção.

Fonte: ONU