MG lança etapa estadual da Conferência pela Emancipação das Mulheres

Ato foi realizado por videoconferência e transmitido por mais de 30 páginas nas redes sociais

O PCdoB Minas Gerais lançou a 3ª Conferência Nacional pela Emancipação das Mulheres em evento nesta quinta-feira (18). O ato, realizado por videoconferência e transmitido por mais de 30 páginas nas redes sociais, contou com a presença de diversos filiados, além de convidados de outros partidos e de representantes dos movimentos sindical e social.

“Estamos realizando a Conferência num momento muito duro para o país e na vida das mulheres, principalmente das mulheres negras”, afirmou Júlia Aguilar, secretária estadual de Mulheres ao abrir o ato. “Somos as mais atingidas pelas consequências da crise”, destacou.

Para a ex-senadora pelo Amazonas e secretária nacional de Mulheres do PCdoB, Vanessa Grazziotin, “a batalha pela emancipação das mulheres é de toda a sociedade. A luta feminista tem que se tornar uma luta popular”, disse ao enfatizar que o objetivo da Conferência é “envolver o maior número possível de pessoas no debate, homens e mulheres”.

A tônica do evento foi a luta das mulheres pela vida, por direitos e pela democracia. Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB Minas Gerais, salientou que a atuação do governo Bolsonaro “empoderou uma visão altamente machista, conservadora e retrógrada”. E afirmou que “discutir saídas para o Brasil e para que haja a conquista da emancipação plena das mulheres” é uma discussão essencial.

O deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB/MG) citou o governo de Minas Gerais, que não tem “programa, projeto ou iniciativa na redução das desigualdades de gênero” e lembrou que as mulheres são as que primeiro sentem a retirada de direitos e liberdade.

Em meio a diversas declarações de incentivo ao feminismo popular e de repúdio ao governo atual, foi transmitido o clipe da artista mineira Flávia Simão, com versão da música Bella Ciao – símbolo na Itália da luta contra o fascismo. O poeta Tadeu Martins, também de Minas Gerais, declamou poesia de sua autoria sobre o Manifesto da Conferência e, para fechar o evento, foi apresentado o clipe da música A Bandeira do Meu Partido, de autoria de Jorge Mautner.

Participaram do ato representantes de diversos partidos políticos, como a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT); a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), a deputada federal Áurea Carolina (Psol/MG); a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede); a secretária de Mulheres do PT, Andreia Cangussu; a presidenta municipal do Cidadania em Belo Horizonte, Luzia Ferreira, e o deputado federal Vilson da Fetaemg (PSB/MG).

Demonstrações de apoio ao manifesto e à Conferência foram enviadas por importantes quadros do PCdoB Minas Gerais, como Professora Márcia (vice-prefeita de São José da Lapa); Jô Moraes (ex-deputada federal e presidente do PCdoB/BH); Andreia Diniz (secretária sindical), e pelos vereadores Professora Claudinha (Carrancas), Rosilaine Fernandes (Japaraíba), Fabiana Carvalho (Laranjal) e Rogério Filho (Cataguases).

Também estiveram presentes Valéria Morato (presidente do Sinpro Minas e CTB Minas); Jairo Nogueira Filho (CUT-MG); Eloísio Godinho (CGTB-MG); Celina Áreas (Sinpro Minas), Alaíde Maraes (Fetaemg); Silvana (Intersindical e 8M Unificado); Simone Leite (Sinpro Divinópolis); Bebela Ramos (Rede de Enfrentamento à Violência-MG); Makota Nzinga (Unegro-MG); Luciana Vaz (Federação Mineira de Mulheres); Terezinha Avelar (Conselho Municipal de Mulheres – BH); Bárbara Ravenna (UBM-MG); e Luanna Ramalho (UJS-MG).

Confira o Manifesto: www.mulher.pcdob.org.br/petition/manifesto

Autor