Dez boas notícias sobre o coronavírus (um ano depois)

Não sabemos o que vai acontecer nos próximos meses e as novas variantes genéticas são motivo de incerteza, mas, um ano depois, a mensagem é a mesma: os avanços da ciência nos estimulam a ser otimistas.

Há um ano, escrevi um artigo intitulado Dez boas notícias sobre o Coronavirus . O objetivo era mostrar que ciência, conhecimento e cooperação são essenciais para combater a pandemia. Não sabemos o que vai acontecer nos próximos meses e as novas variantes genéticas são motivo de incerteza, mas, um ano depois, a mensagem é a mesma: os avanços da ciência nos estimulam a ser otimistas e a ver o copo meio cheio.

1. Existem mais artigos sobre SARS-CoV-2 e covid-19 do que sobre malária

Há um ano, ficamos surpresos que, em pouco mais de um mês, desde os primeiros casos relatados, já havia mais de 164 artigos científicos no PubMed sobre o novo vírus e a doença.

Hoje esse número se multiplicou por mais de 600 e já ultrapassa 100 mil artigos, mais do que os que aparecem sob o título “malária”, por exemplo. São registrados mais de 4.800 estudos em andamento, tratamentos e vacinas. Sabemos mais sobre SARS-CoV-2 e covid-19 do que sobre outras doenças que temos estudado por décadas.

2. Mais de 200 novas vacinas

Há um ano, foi destacado que havia oito novos projetos de vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2. De acordo com o portal bioRENDER , existem agora mais de 195 candidatas, pelo menos 71 já em ensaios clínicos. Estas empregam todos os tipos de tecnologias: vírus vivos atenuados, vírus inativados, subunidades de proteínas, vetores virais recombinantes, partículas semelhantes a vírus (VLPs), DNA e mRNA.

Nunca se investiu tanto dinheiro e houve tanta colaboração para o desenvolvimento de vacinas entre entidades públicas e privadas, centros de pesquisa, universidades, farmacêuticas, empresas e ONGs. Alguns projetos foram abandonados, mas outros já estão autorizados pela OMS: Pfizer / BioNTech e Moderna com tecnologia de mRNA, AstraZeneca / Oxford e Sputnik V com tecnologia de adenovírus recombinante e o Sinopharma chinês, com coronavírus inativos.

Pelo menos 20 outras vacinas já estão em ensaios clínicos de fase III e podem ser aprovadas nas próximas semanas e meses, se os resultados forem satisfatórios.

3. As vacinas de mRNA são muito seguras

Um dos possíveis efeitos graves das vacinas é a anafilaxia, uma reação alérgica com risco de vida que geralmente ocorre logo após a aplicação da vacina.

Os dados do primeiro mês de vacinação foram analisados nos EUA , onde foram administradas mais de 17,5 milhões de doses (exatamente 9.943.247 da vacina Pfizer / BioNTech e 7.581.429 da vacina Moderna).

O Sistema de Notificação de Reações Adversas à Vacina (VAERS) registrou apenas 66 casos de anafilaxia (47 com a vacina Pfizer / BioNTech e 19 com a vacina Moderna). Isso representa menos de 4 casos por milhão de doses ou 0,0003% de todas as doses analisadas. Vinte e um (32%) desses 66 casos tiveram casos anteriores de anafilaxia por outros motivos. Nenhuma morte foi detectada.

Se comparado com o número de casos de covid-19, as sequelas deixadas pela doença e o número de mortes, o benefício das vacinas supera em muito os possíveis efeitos adversos. Tudo isso nos permite afirmar que, por enquanto, as vacinas de mRNA são muito seguras.

4. As vacinas são eficazes

Israel é o país com a maior população já vacinada . No início de fevereiro e desde o início da campanha em dezembro, mais de 3,67 milhões de israelenses haviam recebido a primeira dose da vacina de mRNA da Pfizer / BioNTech. Isso representava cerca de 40% da população do país. Mais de 28% também receberam a segunda dose. Entre aqueles com mais de 60 anos, mais de 80% foram vacinados.

Dados preliminares mostram que a vacinação está sendo eficaz . O número de infecções está diminuindo significativamente, especialmente entre pessoas com mais de 60 anos. Nessa faixa etária, houve 56% menos infecções e 42% menos hospitalizações e 35% menos mortes por covid-19 após a segunda dose.

Os resultados com as duas doses são excelentes: dos 523.000 israelenses vacinados com duas doses, há apenas 544 casos de covid-19, apenas 4 casos de covid-19 grave e zero mortes. Esses dados confirmam os obtidos em estudos clínicos anteriores.

Novas hospitalizações por idade em Israel (acima e abaixo de 60 anos)

Mas você não tem que ir para Israel. Nas Astúrias, no dia 15 de fevereiro, a cifra de 2.000 pessoas que morreram de covid-19 desde o início da pandemia foi ultrapassada. Entre eles, havia uma grande proporção de pessoas vivendo em lares de idosos, onde o impacto foi considerável. No entanto, neste momento a situação começa a ser relativamente controlada graças aos esforços de vacinação dirigidos especificamente aos residentes e trabalhadores que os cuidam.

O efeito da vacina fica evidente quando se compara a mortalidade entre idosos residentes em domicílios (quase todos vacinados), em que cai drasticamente, e o número de óbitos em pessoas que vivem fora (não vacinadas), entre os quais aumenta consideravelmente.

Além disso, acabam de ser publicados os resultados de um estudo preliminar na Inglaterra, mostrando que a vacina de mRNA da Pfizer / BioNTech é eficaz na prevenção da infecção em adultos sintomáticos e assintomáticos, inclusive contra a variante “britânica” B1.1.7.

5. Aumenta a confiança nas vacinas

Depois de mais de 160 milhões de doses de vacinas contra COVID-19 administradas, a confiança da população nas vacinas está aumentando . Por exemplo, uma pesquisa com 13.500 pessoas de 15 países da Europa, Ásia e Austrália foi realizada entre novembro de 2020 e janeiro de 2021. No mês de novembro, antes que os países começassem a aprovar vacinas, apenas cerca de 40% dos pesquisados ​​obteriam a vacina 19 vacinas e mais de 50% estavam preocupados com os possíveis efeitos colaterais.

Em janeiro, mais da metade receberia a vacina e o número de pessoas preocupadas com os efeitos colaterais havia caído ligeiramente.

O Reino Unido foi o país em que mais pessoas manifestaram vontade de ser vacinadas (até 78% dos entrevistados) e na Espanha a proporção de pessoas dispostas a ser vacinadas passou de 28% em novembro para 52% em meados de janeiro.

6. A resposta imunológica ao vírus dura pelo menos oito meses

Os testes sorológicos que medem os anticorpos contra o SARS-CoV-2 não refletem todo o potencial, duração e memória da resposta imune contra o vírus. Saber quanto tempo dura a resposta imune contra o vírus é essencial para determinar a proteção contra reinfecções, a gravidade da doença e a eficácia da vacina.

Verificou-se que, embora haja alguma heterogeneidade na resposta de acordo com cada indivíduo, na maioria das pessoas em que foi analisado mantêm uma resposta imune humoral (anticorpos) e celular (linfócitos T) robusta , de pelo menos pelo menos entre 6 e 8 meses após a infecção , independentemente de serem leves ou graves.

7. Novos tratamentos para os casos mais graves

Já sabemos que covid-19 é muito mais do que pneumonia. Muito mais se sabe sobre a doença e, embora não tenhamos atualmente um antiviral específico que iniba o vírus, existem combinações de tratamentos que melhoram muito o prognóstico e reduzem a mortalidade nos casos mais graves. Antivirais, antiinflamatórios, anticoagulantes, corticosteróides, inibidores de tempestade de citocinas e anticorpos monoclonais são alguns exemplos .

Existem mais de 400 ensaios clínicos em andamento, nos quais diferentes tratamentos e combinações estão sendo testados. Por exemplo, de acordo com o ensaio clínico internacional Recovery , a combinação de tocilizumabe (um anticorpo monoclonal dirigido contra o receptor da interleucina-6, aprovado para o tratamento da artrite reumatóide) e dexametasona (um poderoso glicocorticóide sintético que atua como um antiinflamatório e imunossupressor), pode reduzir as mortes quase pela metade nos pacientes mais graves com COVID-19.

Por outro lado, o tratamento preventivo com anticoagulantes em pacientes covid-19 hospitalizados está associado a 30% menos mortalidade em 30 dias e nenhum efeito adverso de sangramento.

8. Sem gripe

Havia sérias preocupações sobre como a sobreposição do SARS-CoV-2 com outros patógenos respiratórios frequentes se comportaria nos meses de inverno. Uma situação de “tempestade perfeita” não poderia ser descartada em que SARS-CoV-2 coincidisse com outros vírus, como influenza ou vírus sincicial respiratório, que causam bronquiolite e pneumonia e são responsáveis ​​por hospitalizações frequentes e mortes em certos setores da maioria população vulnerável.

Foi sugerido que o risco de morte em pessoas infectadas com influenza e SARS-CoV-2 simultaneamente era maior do que naquelas infectadas apenas pelo coronavírus, especialmente naquelas com mais de 70 anos de idade. A coincidência de vários vírus respiratórios com o SARS-CoV-2 pode ter causado uma carnificina em idosos.

A boa notícia é que nesta temporada a gripe e outros vírus respiratórios desapareceram, tanto nos meses de junho a agosto no hemisfério sul como agora no hemisfério norte.

Não podemos descartar que isso possa ser um problema no próximo ano (as temporadas em que a gripe causa a maior mortalidade são geralmente precedidas por temporadas mais benignas), mas este ano foi um verdadeiro alívio para os sistemas de saúde.

Várias são as causas que podem explicar esse declínio da gripe. Deve-se primeiro lembrar que o SARS-CoV-2 e o vírus da gripe são vírus muito diferentes.

É bem provável que o menor período de incubação da gripe, a existência de imunidade prévia, a intensa campanha de vacinação deste ano, as medidas de confinamento, redução de viagens, uso de máscara, higiene e distanciamento social tenham tido maior efeito na redução a transmissão deste vírus. Ao contrário, na transmissão do coronavírus, o efeito dos aerossóis, o papel dos superespalhadores e dos pacientes assintomáticos também influenciam muito mais.

9. Podemos acompanhar a evolução do vírus em tempo real

O efeito que novas variantes genéticas do SARS-CoV-2 podem ter na vacinação e durante a pandemia é incerto. Como as mudanças genéticas podem ter um efeito potencial sobre o comportamento do vírus, sua análise e monitoramento são essenciais. A boa notícia é que hoje temos a capacidade de acompanhar a evolução em tempo real do vírus e o surgimento de novas variantes genéticas.

Já existem mais de 260.000 sequências do genoma SARS-CoV-2 disponíveis em bancos de dados. Essas sequências vêm de tantos isolados obtidos de amostras humanas de fevereiro do ano passado até os dias atuais. Embora as alterações de nucleotídeos sejam a principal fonte de variação genética para o SARS-CoV-2, inserções, deleções e até mesmo recombinações também foram detectadas.

Tudo isso torna possível fazer filogenias (relações de “parentesco” entre variantes virais) que podem ser usadas para fazer estimativas temporais (quando novas variantes surgem ), caracterizar como o vírus se espalha geograficamente, reconstruir a dinâmica epidemiológica dentro de uma região e analisar como ele se espalha. se adapta com o tempo. A análise das sequências SARS-CoV-2 é inédita, no banco de dados GISAID ( Iniciativa Global sobre Compartilhamento de Dados da Gripe Aviária ), existem mais de 580.000 dados de sequência compartilhada. É a primeira vez que a evolução de um vírus pandêmico é acompanhada em tempo real.

10. A pandemia global diminui

Não sabemos como a pandemia se desenvolverá nos próximos meses. Dada a intensidade que tem tido até agora, é provável que surjam novas ondas, mas talvez menos intensas. Não sabemos como será uma possível quarta onda, ou o efeito que as novas variantes genéticas que aparecem podem ter, mas a boa notícia é que em nível global a pandemia está diminuindo neste momento.

Talvez seja uma combinação de vários fatores: o vírus se comporta sazonalmente, a população está adquirindo uma certa imunidade de grupo por infecção natural ou por vacinas, talvez o vírus nesse processo natural de variação e mutação esteja levando a formas menos virulentas e se adapte a seu novo hospedeiro.

Não sabemos ao certo, mas por enquanto ainda há motivos para esperança.

Ignacio López-Goñi

Professor de Microbiologia, Universidade de Navarra

Traduzido por Cezar Xavier