China celebra fim da pobreza extrema e cem anos do Partido Comunista

País também comemora a vitoriosa batalha contra a Covid-19, a ascensão da China como fabricante de produtos tecnológicos e a missão chinesa à Lua

O Partido Comunista Chinês (PCCh) deu início à grande campanha para celebrar o fim da pobreza extrema no país, sob o governo Xi Jinping. Cada vez mais consolidada como potência global, a China anunciou em novembro de 2020 que o regime conseguiu erradicar a miséria. A campanha ocorre pouco antes das comemorações oficiais, em julho, do 100º aniversário de fundação do PCCh.

Há uma década, a estimativa oficial era de que quase 99 milhões de chineses – o equivalente a toda população do Egito – viviam em extrema pobreza, com renda anual de 2,3 mil yuans (cerca de US$ 355 por ano – ou menos de US$ 1 por dia). O feito da China não tem precedentes na História.

Agora, o Partido Comunista divulga detalhes da luta bem-sucedida contra a pobreza e o papel exercido por Xi para que o país superasse essa chaga. O país também comemora a vitoriosa batalha contra a Covid-19, a ascensão da China como fabricante de produtos tecnológicos e a missão chinesa à Lua.

Foi em 2013, no início de seu governo, que Xi deu a largada para que a China cumprisse a meta de erradicar a pobreza extrema uma década antes de 2030, um objetivo traçado pelo Banco Mundial. Era a etapa final de décadas de esforços do Partido Comunista Chinês para aumentar a renda da população.

Uma longa reportagem publicada nesta semana pelo Diário do Povo, um dos principais jornais da mídia estatal, explicou a estratégia por trás do “avanço histórico” da China. Nesta quinta-feira, Xi entregou medalhas, certificados e placas a pessoas e grupos reconhecidos como “modelos” da luta contra a pobreza em um evento transmitido virtualmente.

Com informações da AP e do Valor

Um comentario para "China celebra fim da pobreza extrema e cem anos do Partido Comunista"

Os comentários estão desabilitados.