Fiat anuncia férias de dez dias a 600 trabalhadores em Betim

Medida será discutida na próxima quarta-feira com Sindicato dos Metalúrgicos

Suspensão do trabalho começaria na próxima quarta-feira Foto Divulgação



Os trabalhadores do segundo turno de uma das três linhas de produção da Fiat Chrysler (FCA), em Betim, na Grande de Belo Horizonte, terão férias por dez dias a partir de quarta-feira, 10. A medida, segundo a empresa, envolverá menos de 10% dos metalúrgicos da fábrica, e, conforme o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e região, representa em torno de 600 trabalhadores.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Alex Custódio, afirmou que a entidade foi informada sobre as férias. Durante negociação recente com a Fiat, representantes da montadora informaram que priorizam negociar fixação de um turno lay-off, ou seja, a  suspensão temporária do contrato de trabalho, seja por falta de recursos financeiros ou por falta de atividade que ocupe toda a mão de obra da empresa. Porém, a iniciativa não está prevista no acordo coletivo firmados com os trabalhadores da fábrica. 

“Na nossa opinião, a prioridade é totalmente diferente. Queremos fazer um acordo coletivo que seja satisfatório para todos os trabalhadores, como aumento salarial, uma PLr digna, um abono satisfatório aos trabalhadores”, disse Custódio. Na próxima quarta-feira, uma nova reunião entre o sindicato e os representantes da empresa está agendada para discutir a questão. “Depois, faremos uma live para anunciar o resultado do que foi discutido na reunião”, adiantou.

Atualmente, a montadora é administrada pelo Stellantis, grupo automotivo franco-ítalo-americano multinacional formado a partir da união das montadoras Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e PSA Group.



Autor