Diante da inércia de Bolsonaro, governadores assumem ações contra pandemia

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), porta-voz do grupo, a ideia é lançar em conjunto medidas de restrição de circulação que valham pelo menos até o dia 14 deste mês, com a proibição geral de eventos que possam gerar aglomeração

Videoconferência dos governadores (Foto: GOVESP)

Vinte e dois dos 27 governadores aderiram ao pacto “pela salvação da saúde pública” para articularem conjuntamente medidas restritivas para reduzir o avanço da Covid-19 no país. O pedido de uma ação nacional já havia sido feito por eles ao Ministério da Saúde, mas a resposta foi de que Bolsonaro não deixa.

Só não assinaram o acordo, até o momento, apenas os governadores do Acre, Gladson Cameli (PP); Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB); Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL); Roraima, Antonio Denarium (PSL); e Tocantins, Mauro Carlesse (DEM).

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), porta-voz do grupo, a ideia é lançar em conjunto medidas de restrição de circulação que valham pelo menos até o dia 14 deste mês, com a proibição geral de eventos que possam gerar aglomeração.

“Não adianta o meu estado fazer e outro não fazer. Isso é o que chamei de ‘enxugar gelo’, ou seja, a transmissibilidade tem que ser cortada nacionalmente. É claro que o ideal é como fazem outros países, o poder central estar fazendo isso. Os Estados Unidos não faziam na época do Trump, mas estão fazendo agora com o Joe Biden”, disse Wellington Dias.

A ação repercutiu no parlamento. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) diz que é importante a articulação entre governadores, Congresso e Judiciário para melhor combaterem a pandemia, diante da trágica condução do governo Bolsonaro. “É preciso obrigar o presidente e o ministro da Saúde a assumirem suas responsabilidades, porque a omissão nesse caso é crime!”, criticou o deputado.

Para o líder da minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), o movimento dos governadores tem um objetivo maior. “União em torno de uma causa: a defesa da VIDA!”, escreveu no Twitter.

Com informações de agências

Autor