Parlamentares festejam anulação das condenações de Lula pela Lava Jato

Apesar de considerarem tardia, deputados comemoraram a decisão do ministro do STF Edson Fachin que restabeleceu os direitos políticos do ex-presidente

(Fotomontagem: PT)

Os parlamentares da oposição ao governo de Jair Bolsonaro comemoram a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela qual anulou todos as condenações de Lula na Lava Jato de Curitiba. Com isso, o ex-presidente recuperou seus direitos políticos e pode ser candidato nas eleições de 2022.

Alguns parlamentares como Orlando Silva (PCdoB-SP) consideraram a decisão atrasada. “PERGUNTA: agora, que Fachin decidiu o óbvio, mas bem atrasado, quem vai pagar pela quebra das empresas nacionais de engenharia, pelos milhões de empregos perdidos, pela destruição econômica e pela injusta prisão de @LulaOficial, produtos da ação criminosa da Lava-Jato?”, reagiu o parlamentar na rede social.

“Parabéns ao min. Fachin em tomar decisão correta, mesmo que tardia, anulando os processos de Lula em Curitiba. Essa posição já era defendida por vários juristas e desembargadores. Lula foi preso injustamente e agora retoma direitos políticos. Que venha a suspeição de Moro!”, defendeu no Twitter a deputada Jandira Feghali.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) diz que foi feito justiça ao tornar incompetente a Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. “Vitória da democracia no Brasil!”, comemorou.

O líder do PT na Casa, deputado Bohn Gass (RS), diz que é o fim de um embuste. “Anulação dos processos contra Lula é o fim da farsa montada contra ele, para tirá-lo da eleição. Mesmo que de forma tardia, faz-se Justiça. Celebremos. Enfim, temos de volta o líder capaz de reconstruir o Brasil”, afirmou.

A líder do PSOL, deputada Talíria Petrone (RJ) afirmou que Moro fraudou o processo judicial para consolidar o golpe e tirar Lula das eleições 2018. Moro nem disfarçou e virou ministro do principal beneficiário de seus crimes, Jair Bolsonaro. Temos que varrer essa entulhos para a lata do lixo da história”, comemorou.

Autor