Brasil passa os EUA e já é o país com mais mortes diárias por Covid-19

Faz cinco dias que o Brasil lidera em número de óbitos

Foto: Reprodução

O Brasil é a região do mundo onde mais pessoas morrem por dia em decorrência do novo coronavírus. Nesta terça-feira (9), o País passou os Estados Unidos em número de óbitos registradas num período de 24 horas. Conforme o consórcio de imprensa, 1.954 brasileiros morreram por Covid-19 em apenas um dia. Entre os americanos, foram 1.947 mortes, segundo dados do Our World in Data, da Universidade de Oxford.

Faz cinco dias que o Brasil está à frente dos EUA em número de óbitos. No total, os EUA acumularam 527.699 mortes na pandemia, enquanto o Brasil perdeu 268.568 vidas para a Covid-19 até a noite de terça. Só em março, já são 13.550 mortes registradas em solo brasileiro.

Porém, enquanto os norte-americanos estão em um processo de vacinação em massa, os brasileiros passam pelo pior momento da pandemia e têm apenas 4,1% da população vacinada com ao menos uma dose. Nos Estados Unidos, foram administradas 90,2 milhões de doses, de acordo com o Our World in Data.

Segundo o epidemiologista Airton Stein, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), países com muita desigualdade sofreram mais os impactos da pandemia. “É uma situação muito complexa, mas isso ficou mais exposto nos países onde tem falta de estrutura de bem-estar social – não apenas sistema de saúde, mas de apoio para aquelas populações vulneráveis e, principalmente, com um número muito grande de vulneráveis”, disse.

“Tanto que a gente está vendo que a epidemia causou um dano muito grande em países ricos como os EUA, onde tem muita iniquidade. A epidemia deixou mais em evidência essa interação social com a saúde. As pessoas estão mais expostas a circularem por terem trabalhos em que precisam circular e, também, por não terem acesso a serviços de saúde adequados”, afirmou Stein.

Na média, o Brasil tem cerca de 1.263 mortes por Covid-19 para cada milhão de habitantes. Nos Estados Unidos, esse número é de 1.594 por milhão. Mas, quando considerada a proporção de mortes/milhão registradas nas últimas 24 horas, o Brasil ultrapassa os EUA: enquanto aqui foram registradas 9,28 mortes/milhão de habitantes, nos Estados Unidos esse índice foi de 5,88.

Um dia após o Brasil bater o primeiro recorde de março em mortes diárias em um dia, o presidente Jair Bolsonaro disse que “criaram pânico” sobre a pandemia. Na véspera, o país havia perdido 1.726 vidas para a Covid-19. Dois dias depois, o presidente declarou, sobre as restrições adotadas para combater a pandemia: “Chega de frescura, de mimimi. Vão ficar chorando até quando?”.

O Brasil acumulou, em fevereiro, o segundo maior número de mortes em apenas um mês na pandemia: 30.484 óbitos devido à Covid-19. Julho, até agora, é o mês com mais mortes pelo coronavírus, com 32.912 vidas – uma diferença de menos de 2 mil pessoas entre cada mês.

Com informações do G1