São Paulo registra um morto a cada três minutos pela covid-19

Apesar da gravidade da situação, as ruas da capital ainda revelam certo descaso da população com as novas restrições anunciadas pelo Governo Doria

São Paulo foi a primeira cidade do país a enfrentar o avanço da pandemia e demonstra esgotamento do contágio. Fotomontagem: Freepik/Wikipedia

Com a maior rede hospitalar do país, São Paulo registra uma morte por covid-19 a cada três minutos. O Estado mais rico do Brasil bateu novo recorde diário de óbitos (521) nesta sexta-feira (12) e caminha rumo ao colapso de seu sistema de saúde. A informação é da reportagem do El País.

Apesar da gravidade da situação, as ruas da capital ainda revelam certo descaso da população com as novas restrições anunciadas pelo Governo Doria: bares, comércios e salões de beleza funcionam com portas entreabertas em vários pontos da capital.

O repórter Felipe Betim conta que hospitais de referência do Estado já atingiram 100% de ocupação e pacientes que deveriam estar na UTI são atendidos nas enfermarias por falta de leitos.

“É um princípio falacioso o de que, ao aumentar o número de leitos, você pode liberar a transmissão do vírus. Quem vai para a UTI, metade morre”, alerta o médico epidemiologista Carlos Magno, enfatizando a importância de observar o isolamento social.

Fonte: El País