Secretário de Bolsonaro terá de dar explicação sobre Lei Aldir Blanc

Presidente da Comissão de Cultura, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) quer que Mário Frias esclareça as ações do governo para diminuir o impacto da pandemia no setor cultural

Alie Portugal e o secretário de Cultura, Mário Frias (Foto: Reprodução)

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), presidente da Comissão de Cultura da Câmara, aprovou nesta terça-feira (16), em reunião do colegiado, requerimento solicitando realização de audiência pública para ouvir o secretário Nacional de Cultura, Mário Frias, sobre a aplicação e extensão dos prazos de vigência da Lei Aldir Blanc. 

O agravamento da pandemia nestes primeiros meses de 2021 prejudicou ainda mais a execução das atividades de projetos beneficiados pela Lei Aldir Blanc em 2020. Há recursos da lei ainda nos caixas de estados e municípios aguardando uma definição do governo federal sobre a possibilidade de sua utilização em novos instrumentos de apoio e fomento.

Além disso, a Portaria 124, publicada pela Secretaria Especial de Cultura, impede a inscrição e análise de projetos culturais que envolvam interação presencial, dificultando a captação de recursos e a realização de projetos necessários para a retomada do setor cultural.

“A pandemia não acabou e o setor foi um dos mais impactados. Os fazedores e fazedoras de cultura precisam de mais tempo para a execução de seus projetos aprovados na Lei Aldir Blanc. É fundamental que o secretário compareça à comissão para discutir esse tema que está na ordem do dia”, afirma Alice.

Para o debate, a parlamentar solicita que sejam convidados representantes das seguintes entidades: Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Fórum Nacional de Secretários e Gestores da Cultura das Capitais e Municípios Associados; e a Coordenação Geral da Escola de Políticas Culturais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada Alice Portugal