Bolsonaro é visto com indignação pela população, dizem parlamentares

Deputados e senadores comentam pesquisa Datafolha e cobram mudança na política do governo no dia em que o país bateu recorde de mortes pela doença

Foto: Filipe Araujo

A política negacionista de Bolsonaro na gestão da pandemia tem tido impacto na sua avaliação entre os brasileiros. Pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na terça-feira (16), aponta que 54% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssimo o desempenho do presidente na gestão da crise provocada pelo novo coronavírus. Na pesquisa anterior, realizada em janeiro, o índice era de 48%.

Segundo o levantamento, 22% consideram ótima ou boa a performance de Bolsonaro na condução do enfrentamento à pandemia. O índice anterior era de 26%.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) destacou outro dado da pesquisa, que aponta o principal responsável pela situação do país. De acordo com a pesquisa, para 43% dos entrevistados Bolsonaro é o principal culpado pelas mais de 280 mil por Covid-19 no país.

“É o pior desempenho desde Collor, que a essa altura já havia sequestrado a poupança das pessoas. Bolsonaro está em maus lençóis”, apontou o parlamentar.

Para o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), a pesquisa “demonstra a indignação do povo em relação à condução desastrosa do governo Bolsonaro, principalmente em nosso momento mais delicado de crise sanitária. O povo não está dormindo, e a resposta virá!”.

O líder da minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), diz que a pesquisa revela o que já vem sendo observado. “A nova pesquisa do instituto Datafolha deixa claro o que já estamos falando há semanas: o povo não aguenta mais o desgoverno Bolsonaro. O crescimento da sua reprovação é reflexo do caos social e econômico que vivemos”, afirmou.

A líder do PSOL na Câmara, deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), destacou que para 43% dos brasileiros Bolsonaro é o principal responsável pela crise da Covid e 45% não confiam no que o presidente fala. “O que mais falta para esse governo incompetente e genocida cair?”

“Datafolha: 56% dizem que Bolsonaro não tem condição de liderar o país”, escreveu o senador Paulo Rocha (PT-PA), líder do partido naquela Casa.

Aumento de mortes

O resultado da pesquisa, que foi realizada por telefone nos dias 15 e 16 de março e ouviu 2.023 pessoas, saiu no mesmo dia em que o país bateu um novo recorde de mortes pelo novo coronavírus: 2.841 mortes em 24 horas, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde.

O maior aumento em um dia, até então, havia sido na última quarta-feira (14), quando 2.286 óbitos foram registrados. A média móvel de mortes no país nos últimos sete dias chegou a 1.976, também um novo recorde. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de + 48%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Os números, no entanto, não parecem gerar qualquer comoção no governo e em sua base. Jair Bolsonaro não fez qualquer menção em suas redes, e, em entrevista à Globo News, nesta quarta-feira (17), o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), disse que a situação do país “é até confortável”.

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara

Autor