Ao sair, ministro da Defesa diz que Forças Armadas são instituição de Estado

Bolsonaro foi quem solicitou ao general que deixasse a pasta. Com mais essa baixa, é o segundo ministro a sair do governo em menos de 24 horas. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão nesta segunda-feira (29)

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, fez consulta à AGU - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O ministro da Defesa, general Fernando do Azevedo e Silva, distribuiu nota dizendo que sai do governo, mas no período em que esteve no cargo preservou as Forças Armadas como instituições de Estado. Segundo informações de bastidores, Bolsonaro foi quem solicitou ao general que deixasse a pasta. Com mais essa baixa, é o segundo ministro a sair do governo em menos de 24 horas. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão nesta segunda-feira (29).

Bolsonaro expressou aos seus auxiliares que vai manter um militar no cargo. Especula-se que o presidente quer um ministro mais alinhado com suas posições políticas. Por isso, ser relevante o fato do general Azevedo ressaltar o papel de instituição de Estados das Forças.

O comunicado não informa o motivo da decisão, que não havia sido antecipada pelo ministro ou por Bolsonaro. Antes de assumir o cargo, em 2018, o ministro era assessor do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

Confira abaixo a íntegra do comunicado:

Nota Oficial

Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa.

Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado.

O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira.

Saio na certeza da missão cumprida.

Fernando Azevedo e Silva

Com informações do G1

Autor