Anvisa aprova uso emergencial de mais uma vacina contra a Covid

Desta vez, a agência liberou o uso da vacina Janssen. Imunizante, no entanto, só estará disponível no Brasil no segundo semestre

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (31), por unanimidade, o uso emergencial da vacina contra a Covid desenvolvida pela empresa Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson.

O pedido havia sido feito na última semana, dias após a empresa firmar um acordo com o Ministério da Saúde para oferta de 38 milhões de doses ao país. A previsão de entrega, no entanto, é apenas para o segundo semestre.

Deputados do PCdoB comemoraram a notícia, apesar do cronograma distante. “Boa notícia! Anvisa aprovou o uso emergencial da vacina da Janssen, que é de uma só dose de aplicação. Má notícia! Como o governo genocida negligenciou a vacina, no Brasil as primeiras doses só chegam entre julho e setembro”, afirmou o deputado Orlando Silva (SP) em sua conta no Twitter.

A deputada Alice Portugal (BA) afirmou que para vencer a pandemia é preciso “vacina e o impeachment de Bolsonaro”.

A notícia também circulou nas redes da deputada Professora Marcivânia (AP). A parlamentar lembrou que, por ser dose única, a vacina “poderia acelerar significativamente a imunização no país”. “Opções já temos, agora falta vontade política do governo federal para fazer o que precisa ser feito”, destacou.

Ao contrário de outros imunizantes, a vacina da Janssen necessita de apenas uma dose. Segundo Gustavo Mendes, gerente-geral de medicamentos da Anvisa, foram analisados dados de qualidade, segurança e eficácia da vacina.

“A eficácia foi demonstrada em pacientes adultos. E a vacina demonstra que também protege para casos graves, por isso nossa recomendação é de aprovação”, disse.

Dados analisados pela Anvisa mostram que a vacina teve eficácia global de 66%, chegando a 85,4% na prevenção de casos graves.

Fonte: Liderança do PCdoB com agências