Bolívia se prepara para o segundo turno das eleições regionais

A Bolívia também realizou suas eleições presidenciais em 18 de outubro de 2020, após quase um ano do golpe de Estado

Uma mulher indígena vota no primeiro turno das eleições regionais do no dia 7 de março l Foto: AIZAR RALDES / AFP

O segundo turno das eleições regionais na Bolívia está em sua reta final e os partidos realizaram seus últimos atos de campanha para o pleito marcado para este domingo (11). As autoridades eleitorais do país anunciaram que estão nos preparativos para o dia de votação e que esperam divulgar os resultados no tempo “mais breve possível”.

O presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia, Salvador Romero, disse, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (7), que o prazo para a entrega dos resultados do cálculo final das eleições é uma semana após o dia da votação, mas que espera tê-los “o mais breve possível”.

Nos departamentos de Chuquisaca, La Paz, Tarija e Pando, a eleição dos novos governadores ocorre em 11 de abril, após nenhum dos candidatos obter a maioria dos votos ou uma vantagem de 10 pontos sobre seus rivais imediatos no primeiro turno, realizado em 7 de março.

Todo o material necessário para as eleições regionais já começou a ser distribuído pelo país e parte do que foi usado no primeiro turno está sendo reutilizado. De acordo com Romero, a montagem das malas eleitorais também foi concluída.

Nesta quarta-feira (7), também finaliza a fase de propaganda eleitoral das chapas em disputa e, a partir desta quinta-feira (8), entra em vigor o “silêncio eleitoral”, no qual a população entrará em uma “reflexão” para definir seu voto no domingo (11 de abril), acrescentou Romero.

Em Chuquisaca, os candidatos a governador Damian Condori (Chuquisaca Somos Todos) e Juan Carlos Leon (MAS), que estão na disputa, realizam seus últimos atos de campanha nesta quarta-feira. Os dois decidiram encerrar suas campanhas com comícios massivos, ao mesmo tempo e no último dia em que as atividades de campanha são permitidas. Finalizações de campanha similares também estão marcadas em outros departamentos bolivianos.

Na coletiva de imprensa, o presidente do TSE indicou que observadores eleitorais de organizações internacionais, incluindo a Organização dos Estados Americanos (OEA), implantarão suas missões de observação nos departamentos em que ocorre o segundo turno: “As missões internacionais de observação têm total autonomia para definir os locais e as modalidades em que implantarão seus observadores. Também temos a presença e a implantação de plataformas de observação local”, sinalizou.

Fonte: teleSUR, via Brasil de Fato