Dino foi o governador que mais evitou mortes por Covid, aponta painel

Média de mortes no Maranhão é a menor entre todos os estados

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fez o melhor trabalho no combate à pandemia de Covid-19 e obteve a menor taxa de mortalidade pela doença a cada 100 mil habitantes. É o que aponta um levantamento do Painel-Covid-19, do site Congresso em Foco, sobre a atuação dos governadores na crise sanitária. Conforme o levantamento, o Maranhão registrou, até este sábado (10), 91 mortes por 100 mil habitantes – a menor média entre todos os estados.

O segundo estado com menor taxa de mortalidade é a Bahia, governada por Rui Costa (PT), que teve 110 mortes a cada 100 mil habitantes. O terceiro lugar é de Alagoas, governada por Renan Filho (MDB). Os três estados pertencem à região Nordeste, onde Jair Bolsonaro teve menor quantidade de votos nas eleições presidenciais de 2018.

Um outro levantamento, divulgado pelo economista Marcio Pochmann, mostra uma forte relação entre os estados que votaram em Bolsonaro e o alto número de mortos por Covid-19. Nesse caso, a participação da população também foi importante no combate à pandemia. O Nordeste, por exemplo, é a região que deu menos votos para Bolsonaro e a que tem menor taxa de mortalidade.

Bolsonaro tem boicotado ações de governadores e prefeitos para evitar a disseminação da pandemia. De forma criminosa e genocida, o presidente foi contra o uso de máscara e saiu várias vezes sem ela em aglomeração, atrasou e boicotou a compra de vacinas e chegou a entrar na Justiça para impedir medidas sanitárias.

Com informações da Carta Campinas