Fiat dará novas férias coletivas por falta de peças

Pandemia vem impondo ritmo de produção da montadora



A Fiat Automóveis vai conceder novas férias coletivas a cerca de 1.900 funcionários no seu Polo Automotivo de Betim, na Grande Belo Horizonte. Serão atingidos parte dos trabalhadores do segundo turno das linhas de produção a partir da próxima segunda-feira, 19, com duração de dez dias. A medida será adotada devido “à irregularidade no fornecimento de peças, que está mais grave agora com a falta de componentes eletrônicos”, devido à pandemia.

“A fim de adaptar o ritmo de produção às condições atuais de volume e regularidade de fornecimento de componentes, o Polo Automotivo Fiat, de Betim, MG, concederá férias por 10 dias a parte dos trabalhadores do segundo turno de produção, a partir de segunda-feira, 19 de abril, com retorno programado para o dia 29. A medida envolve cerca de 1,9 mil empregados. A empresa continua em contato e em negociação com seus fornecedores para normalizar os fluxos de suprimentos”, informou em nota a montadora.

O grupo Stellantis, que detém a marca Fiat, já havia confirmado que tomaria a medida, mas precisaria “bater o martelo” quanto ao período. A falta de previsão na entrega de peças e componentes eletrônicos tem levado as montadoras de todo o país a reavaliarem a escala de trabalho.

Em março, a montadora já havia colocado em férias funcionários de uma das linhas de produção pelo mesmo motivo. No dia 8, cerca de 2 mil trabalhadores foram dispensados das linhas de produção 1 e 3 do segundo turno por falta de componentes.



Autor