TCU cita erros na pandemia e pede condenação de ex-ministro Pazuello

Relatório prevê que Pazuello pague uma multa de até R$ 67 mil

Um relatório técnico produzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) propõe punição a Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro, por omissões na condução da pandemia. O documento será avaliado pelos ministros do Tribunal nesta quarta-feira (14).

O relator do caso é o ministro Benjamin Zymler. O documento prevê que Pazuello pague uma multa de até R$ 67 mil pelos erros no prazo de 15 dias. A mesma penalidade é pedida aos ex-secretários Élcio Franco Filho (Executivo) e Hélio Angotti Neto (Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos).

Entre vários apontamentos, o relatório cobra que o Ministério da Saúde estabeleça, em 15 dias, diretrizes claras de combate à pandemia. O prazo não é prorrogável. Também pede explicações sobre possíveis irregularidades na compra de seringas e agulhas para a vacinação.

O relatório menciona a falta de testagem em massa e de assistência farmacêutica para conduzir a gestão da pandemia no País. Segundo o documento, a falta de diretriz prejudicou o abastecimento hospitalar, com itens como remédios, máscaras, luvas, oxigênio, entre outros. Os auditores do TCU também criticaram a comunicação do Ministério da Saúde, que não atou para combater as fake news que circularam ao longo da pandemia.

Com informações da CartaCapital