Com a economia em expansão, PIB chinês cresce 18,3% no 1º trimestre de 2021

A economia chinesa “teve um bom início” no primeiro trimestre, com a expansão da demanda e maior vitalidade do mercado, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE)

(Photo by STR / AFP) / China OUT

O PIB da China cresceu 18,3% em termos anuais no primeiro trimestre de 2021, face a 6,5 por cento no último trimestre de 2020, graças à base de comparação baixa do ano passado e a um impulso constante de recuperação, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) da China nesta sexta-feira (16).

O PIB do país no primeiro trimestre atingiu os 24,93 trilhões de yuans (US$ 3,8 trilhões), o que representa um crescimento de 10,3% em comparação com o nível do mesmo período de 2019, bem como um crescimento médio de dois anos de 5 por cento, com base no DNE.

Em relação ao quarto trimestre de 2020, o PIB da China cresceu 0,6% nos primeiros três meses de 2021.

A economia chinesa “teve um bom início” no primeiro trimestre, com a expansão da demanda e maior vitalidade do mercado, segundo o DNE em um comunicado.

A produção industrial do país aumentou 24,5 por cento no primeiro trimestre do ano, levando a um crescimento trimestral de 2,01 por cento e a um crescimento médio de dois anos de 6,8 por cento.

As vendas no varejo cresceram 33,9% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado e 1,86% em relação ao trimestre anterior.

O investimento em ativos fixos aumentou 25,6 por cento em termos anuais e 2,06 por cento no primeiro trimestre, segundo o DNE.

A taxa de desemprego urbano apurada situou-se nos 5,3 por cento no mês passado, após terem sido atingidos 5,5 por cento em fevereiro.

Apesar das melhorias, o DNE disse que a base da recuperação “ainda não foi consolidada” e que persistem vários fatores de instabilidade, incluindo incertezas externas em torno da Covid-19 e do ambiente internacional, bem como questões estruturais domésticas de longa data e novos problemas.

Fonte: Diário do Povo Online