Partido Comunista de Cuba inicia seu 8º Congresso

Com a presença de Raúl Castro e do Presidente da República Miguel Díaz-Canel Bermúdez, principais dirigentes do PC de Cuba, realiza-se a mais importante reunião da organização partidária que reúne delegados de todo o país.

O histórico dirigente Raul Castro e Diaz-Canel chegam à abertura do Congresso

Justamente depois de 60 anos da proclamação do caráter socialista da Revolução Cubana, começa o VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba, presidido pelo Primeiro Secretário do Comitê Central, General do Exército Raúl Castro Ruz.

Miguel Díaz-Canel Bermúdez no 8º.  Congresso do Partido Comunista de Cuba
Com a presença também do Presidente da República Miguel Díaz-Canel Bermúdez, membro do Bureau Político, realiza-se a mais importante reunião da organização partidária. Foto: ACN

Com a presença também do Presidente da República Miguel Díaz-Canel Bermúdez, membro do Bureau Político, realiza-se a mais importante reunião da organização partidária que reúne delegados de todo o país, no estrito cumprimento das medidas sanitárias impostas pelo a pandemia da Covid-19.

Temas vitais para o desenvolvimento econômico, político e social da nação serão debatidos pelos participantes deste encontro, que se estenderá até segunda-feira, 19 de abril, data memorável em que Cuba comemorará o 60º aniversário da vitória de Playa Girón.

Esta inauguração abre caminho para quatro dias de análise em meio a um cenário nacional repleto de desafios, principalmente na esfera econômica, de olho também no complexo contexto internacional.

Começa o 8º Congresso do Partido Comunista de Cuba
Com as notas do Hino Nacional, deu-se início ao já histórico evento partidário. Foto: ACN

De acordo com a agenda planejada, três comissões de trabalho enfocarão seus debates em temas cruciais que, entre outros temas, vão desde a atualização da conceituação do modelo econômico e social cubano de desenvolvimento socialista, até a implementação das Diretrizes de Política Econômica e Social. o Partido e a Revolução.

Os resultados de ordem econômica e social alcançados desde o VII Congresso que se realizou em abril de 2016, o funcionamento do Partido, a atividade ideológica e o rigoroso exame da política de quadros, estarão também no centro da análise dos delegados.

O segundo secretário do CC PCC abriu oficialmente o VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba.  foto
José Ramón Machado Ventura, Segundo Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, abriu oficialmente o dia 8. Congresso. Foto: ACN

A herança do Comandante-em-Chefe Fidel Castro, seu pensamento e as indeléveis lições que deixou na militância, o compromisso com a geração histórica que trouxe a organização partidária para cá, a defesa do caráter socialista da Revolução -proclamada há 60 anos- e os desafios que este momento representa para os mais jovens que herdarão a direção do nosso Partido Comunista marcarão estes quatro dias de trabalho no Congresso de Continuidade.

Raúl apresenta informe

O General do Exército Raúl Castro Ruz, Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba, apresentou o Informe Central ao 8º. Congresso, no qual apontou como missões de trabalho da organização o desenvolvimento da economia nacional, a luta pela paz e a firmeza ideológica.

O documento foi lido no âmbito da primeira sessão da reunião da militância comunista cubana, da qual participa Miguel Díaz-Canel, Presidente da República e membro do Bureau Político; José Ramón Machado Ventura, Segundo Secretário do Partido, e delegados de todo o país.

O General do Exército explicou que se concluiu que a realização do Congresso na data prevista não só era possível, mas também necessária, pelo que nesta ocasião, devido ao impacto da pandemia Covid-19, limitou-se a cerca de 300 delegados representando os mais de 700 mil militantes dos mais de 58 mil núcleos do país.

O documento apresentou os resultados das análises sobre o desenvolvimento legislativo em Cuba a partir da proclamação da nova Constituição, a implementação das Diretrizes da Política Econômica e Social, a política de quadros, o trabalho ideológico e o enfrentamento à subversão.

O Relatório reconhece os avanços dos últimos cinco anos e as principais deficiências, apontando as suas causas e a necessidade de aumentar o dinamismo na implementação das soluções.

O Primeiro Secretário do Partido condenou a intensificação da política contra Cuba pelo governo dos Estados Unidos, ainda durante o confronto com a Covid-19, quando foram aplicadas mais de 240 medidas além da perseguição financeira e da ativação do Título III do Helms- Burton Act.

Ele atacou a campanha imoral desencadeada contra a cooperação médica internacional de Cuba, que constitui um crime contra os direitos humanos universais por sabotar a única fonte de acesso aos serviços médicos que milhões de pessoas têm no mundo.

Cuba ratifica a vontade de promover um diálogo respeitoso com os Estados Unidos, sem pretender que para isso se façam as concessões inerentes à sua soberania e independência e ceda no exercício de sua política externa e ideais, acrescentou.

Raúl destacou que o compromisso da nação antilhana com a integração da América Latina e do Caribe é inabalável e os cubanos não desistirão por um momento de fazer de Nossa América a pátria comum de nossos filhos.   

Nas suas palavras, o Primeiro Secretário saudou a consolidação das relações com os governos e partidos da China, Vietnã, Laos e República Popular Democrática da Coreia, bem como com a Federação Russa, a União Europeia e os países africanos.

Raúl Castro disse ter a satisfação de entregar a liderança do país a um grupo de dirigentes preparados, endurecidos por décadas de experiência na passagem da base às altas responsabilidades, comprometidos com a ética da Revolução, identificados com a história .e cultura da nação, cheia de paixão e espírito antiimperialista, e sabendo que representam a continuidade da Revolução.

Entre as novas lideranças encontra-se Miguel Díaz-Canel, membro do Bureau Político e Presidente da República há três anos, cargo que tem desempenhado com bons resultados e soube formar equipes e promover a coesão com os órgãos superiores do Partido, o Estado e o governo.

Castro concluiu afirmando que acredito fervorosamente na força e no valor do exemplo e na compreensão dos seus compatriotas e, enquanto viver, estará pronto, com o pé no estribo para defender a Pátria, a Revolução e o socialismo.

Veja abaixo um resumo da fala de Raúl Castro

Fonte: Partido Comunista de Cuba