Ministro do TST morre por complicações da covid-19

O ministro tinha 63 anos e integrava o Tribunal Superior do Trabalho desde 2007

O ministro Walmir Oliveira da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Letícia Gonçalves/Justiça do Trabalho na Bahia

O ministro Walmir Oliveira da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), morreu hoje (28) devido a complicações de saúde provocadas pela covid-19. O magistrado tinha 63 anos e integrava o tribunal desde 2007. 

Em nota, a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias. “Magistrado exemplar, de posição firme, ele contribuiu e se dedicou devotadamente à magistratura e à Justiça do Trabalho. Sua vida, tanto pessoal quanto profissional, sempre foi pautada e alicerçada pela ética, pela honestidade, pelo comprometimento, pelo respeito e pelo amor à vida, à família, à carreira e aos amigos”, declarou a presidente. 

O presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Alexandre Agra Belmonte, também considerou a morte uma perda lamentável e disse que o ministro deixará uma grande lacuna no campo do Direito. 

“Era um homem esforçado e brilhante que, desde muito jovem, dedicou-se ao direito. De antigo advogado militante, deu-se integralmente à magistratura, chegando a ministro do TST mercê de sua competência demonstrada ao longo de vários anos de convocações sucessivas”, disse Agra.

Costa ingressou na magistratura trabalhista através de concurso público, em 1989, como juiz do trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). Atuou em todas as Varas do Trabalho de Belém e nas de Abaetetuba (PA), Almeirim (PA), Altamira (PA), Castanhal (PA), Macapá (AP) e Marabá (PA). Em 1997, foi promovido a juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Atuou como juiz convocado no TST em dez períodos, entre 2000 e 2007.

Da Agência Brasil

Autor