CPI adia para o dia 19 depoimento presencial do ex-ministro Pazuello

O Exército informou que o ex-ministro, que é general da ativa, teve contato com pacientes de covid-19 e não poderia comparecer

(Fotomontagem: PT)

Após ler o comunicado do Exército, o presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD), aprovou no colegiado a transferência do depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo  Pazuello desta quarta-feira (5) para o próximo dia 19. Os militares informaram que o ex-ministro, que é general da ativa, teve contato com pacientes de covid-19 e não poderia comparecer.

O Exército também ventilou a possibilidade de Pazuello depor por meio remoto, mas os senadores descartaram essa possibilidade.

O ex-ministro é um dos depoimentos mais esperados e preocupa o governo Bolsonaro pelo grau de subserviência dele ao presidente. “É simples assim: um manda e o outro obedece”, disse ele após ser desautorizado no compromisso da compra de vacina junto aos governadores. Pazuello, inclusive, estaria sendo treinado pelo Planalto para evitar que sua fala complique ainda mais a situação do presidente.

Nesta quarta-feira, a CPI ouve o ex-ministro Nelson Teich, que foi demitido do cargo por não concordar com as orientações anticientíficas do presidente. Ele estava marcado para esta terça-feira (4), mas foi adiado por causa do tempo ocupado por Mandetta.

Na quinta-feira (6) depõem o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres.

Autor