Lira vai extinguir comissão, esvaziando parecer da reforma tributária

Relator da comissão mista vinha batendo de frente com a base governista por querer uma reforma ampla, diferente do que querem Lira e a equipe econômica do governo Bolsonaro, informa a colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Arthur Lira - Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) decidiu extinguir a comissão de reforma tributária, que discutia desde 2020 uma alteração na cobrança de taxas e impostos no Brasil. Com isso, o relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentado nesta terça (4), não terá qualquer validade. A informação é da colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Aguinaldo Ribeiro vinha batendo de frente com a base governista na Câmara. Ele queria fazer uma reforma ampla, diferente do que querem Lira e a equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro, destaca a coluna.

Lira recebeu um parecer técnico informando que o prazo de 40 sessões, previsto para o funcionamento de uma comissão especial, foi ultrapassado. No total, o colegiado já teria feito 71 sessões.

O presidente da Câmara deve instalar uma nova comissão, com integrantes diferentes dos que formam o colegiado atual, e também com um novo relator. Ele vinha dando declarações defendendo a votação fatiada da reforma tributária, começando pela proposta da unificação do PIS e Cofins em uma contribuição única, a CBS.

Autor