Após vacinação de 60% em Seychelles, OMS analisa resultados

Apesar de um terço dos doentes serem vacinados, não desenvolveram casos graves ou mortes.

Seychelles

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está analisando os dados da covid de Seychelles depois que o ministério da saúde do país disse que mais de um terço das pessoas com teste positivo para COVID-19 na semana passada foram totalmente vacinadas.

O ministério e a OMS enfatizaram na terça-feira que a maioria dos que tiveram resultado positivo não foi vacinada ou recebeu apenas uma dose, que ninguém que morreu foi totalmente vacinado e que quase todos precisam de tratamento para casos graves ou críticos não foram vacinados.

Mas a OMS disse que está acompanhando de perto a situação no país do Oceano Índico, que tem uma população de menos de 100.000 habitantes e tem relatado números diários de casos na casa das centenas.

A média de sete dias de casos positivos aumentou de 120 em 30 de abril para 314 em 8 de maio, disse o ministério em um comunicado na noite de segunda-feira, com quase dois terços dos casos positivos sendo contatos próximos de outra pessoa com teste positivo.

Cerca de 37% das pessoas com teste positivo receberam ambas as doses da vacina, disse o relatório.

Até o momento, 57% dos que foram totalmente vacinados receberam a vacina da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm, enquanto 43% receberam injeções da AstraZeneca, disse o relatório. Quase 60% da população tomou duas doses, disse a OMS.

O ministério disse que 80% das pessoas que precisam de tratamento hospitalar não foram vacinadas e tendem a ser pessoas com comorbidades.

A OMS disse que um grande estudo de Fase III do Sinopharm mostrou que duas doses, administradas em um intervalo de 21 dias, têm uma eficácia de 79% contra a infecção sintomática, 14 ou mais dias após a segunda dose. A AstraZeneca disse em março que sua vacina COVID-19 foi 76% eficaz.

A OMS aprovou a vacina Sinopharm para uso emergencial na sexta-feira. A decisão também abre caminho para que a vacina seja incluída no COVAX, um programa global que fornece vacinas principalmente para os países mais pobres.

O número total de casos confirmados nas Seychelles desde o início da pandemia é inferior a 8.200. Os casos caíram ligeiramente de 7 a 8 de maio, disse o comunicado do ministério, mas “a taxa de transmissão continua alta e é preocupante”.

A OMS disse que a vacinação por si só não interromperá totalmente a transmissão e que as medidas preventivas de saúde, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a lavagem das mãos, devem continuar.

Contágios em Seychelles
Mortes em Seychelles

Com informações da Reuters

Autor