Militares israelenses afirmaram ter atingido a casa do líder do Hamas

As forças israelenses também conduziram um ataque em grande escala contra os túneis subterrâneos do Hamas no enclave palestino, como parte de uma campanha militar que iniciou na noite de quinta-feira (13) no norte de Gaza

Palestinos se esquivam de granadas lançadas no entorno da mesquita de Al-Aqsa | Foto: Ahmad Gharabli / AFP

Militares israelenses afirmaram neste domingo (16) ter atingido a casa do líder do Hamas na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada no perfil oficial das Forças de Defesa de Israel no Twitter. Um dos fundadores do aparato de segurança do Hamas, Yahya Sinwar é considerado a segunda figura mais importante do grupo palestino. Apesar das alegações israelenses, ainda não há informações oficiais sobre o suposto ataque à sua residência.

As forças israelenses também conduziram um ataque em grande escala contra os túneis subterrâneos do Hamas no enclave palestino, como parte de uma campanha militar que iniciou na noite de quinta-feira (13) no norte de Gaza.

Morrem 10 da mesma família

Neste sábado (15), oito crianças e duas mulheres, todas pertencentes à família Abu Hatab, morreram no campo de refugiados de Al Shati quando o prédio de três andares onde moravam desabou após um bombardeio israelense. Cerca de 10 ambulâncias egípcias entraram na Faixa de Gaza. Fontes médicas palestinas falam em 140 mortos –34 crianças e 21 mulheres– e um milhar de feridos depois de mais de cinco dias de operações militares israelenses.

Além disso, forças israelenses destruíram um prédio que abrigava a agência de notícias americana Associated Press e a emissora Al Jazeera, do Catar. Segundo o governo israelense, o edifício era utilizado pelo Hamas. Os conflitos na região se intensificaram nas últimas horas.

Negociações

O secretário-geral da ONU, António Guterres, exortou as partes a cessarem imediatamente os ataques em Gaza e Israel e pediu que permitam “que se intensifiquem os esforços de mediação com vista ao fim imediato dos combates”. Para continuar as negociações do cessar-fogo, o subsecretário de Estado adjunto para Israel e Assuntos Palestinos dos EUA, Hady Amro, chegou a Tel Aviv na noite de sexta-feira. Amro se reunirá com representantes israelenses e palestinos nos próximos dias e “reforçará a necessidade de trabalhar por uma calma duradoura, reconhecendo o direito de Israel à autodefesa”, conforme indicou a Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém em seu perfil no Twitter.

Uma fonte palestina que prefere manter o anonimato informou à Reuters que “os mediadores do Egito, do Qatar e da ONU intensificaram seus contatos com ambas as partes desde sexta-feira e o diálogo entrou em uma via de contatos sérios, mas ainda nenhum acordo foi alcançado”. À espera da reunião do Conselho de Segurança da ONU convocada para este domingo, as espadas permanecem erguidas entre Israel e as milícias palestinas de Gaza lideradas pelo Hamas.

Fonte: Sputnick e El País

Autor