HQ “A Revolução que deu origem ao Haiti” será lançada na Unicamp

de autoria de Laurent Dubois, historiador especialista no Haiti.

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH) transmite, dia 18 de maio, às 10h30, no endereço eletrônico, a mesa redonda “A Revolução Haitiana: do impensável aos quadrinhos”.

No evento será lançada a história em quadrinhos “A Revolução que deu origem ao Haiti”, de autoria de Laurent Dubois, historiador especialista no Haiti. O material tem faixa etária livre e será disponibilizado gratuitamente pelo site da Universidade Duke. As ilustrações são do artista haitiano Rocky Cotard.

A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos (17911804), foi um período de conflito brutal na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e à independência do Haiti, tornando-o a primeira república governada por pessoas de ascendência africana. Apesar das centenas de rebeliões ocorridas no Novo Mundo durante os séculos de escravidão, apenas a revolta de Saint-Domingue conseguiu alcançar a independência permanente. A Revolução Haitiana é considerada como um momento decisivo na história dos africanos no Novo Mundo.

A mesa contará com a participação de Bethânia Pereira (Unicamp), Keilla Vila Flor (UnB), Handerson Joseph (UFRGS), e com os autores Laurent Dubois (University of Virginia) e Rocky Cotard (Lesley University).

A tradução da publicação foi feita por Rodrigo Charafeddine Bulamah, Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unifesp e pesquisador colaborador do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI) da Unicamp, e por Bethânia Pereira, doutoranda em História Cultural no IFCH-Unicamp.

O evento é promovido pelo IFCH em conjunto com a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo e Forum for Scholars and Publics da Duke University. 

Autor