Extremismo estratégico: percepções sobre o cerco ao Capitólio dos EUA

Nas próximas semanas, os julgamentos começarão para mais de 400 pessoas acusadas de atacar o Capitólio dos Estados Unidos. Evidências sugerem que foi obra de uma força bem planejada de milícias de extrema direita.

Nesta foto de 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Donald Trump se reúnem em frente ao Capitólio dos Estados Unidos enquanto os manifestantes começam a invadir o prédio. Manifestantes agitando cartazes de Trump ficam do lado de fora do Capitólio dos EUA

Nas próximas semanas, os julgamentos começarão para mais de 400 pessoas acusadas de atacar o Capitólio dos Estados Unidos.

O cerco foi caótico , improvisado e desorganizado ou foi obra de uma força bem planejada de milícias de extrema direita, como sugerem as evidências ? Um ataque pode ser caótico e planejado?

Estudamos insurgências, e não só é possível, mas é muito comum . Com base em nossa pesquisa, aqui estão quatro percepções sobre os eventos de 6 de janeiro e o futuro da violência de extrema direita nos Estados Unidos

1. A coordenação requer apenas uma data

Após a eleição presidencial, milhares de grupos “Stop the Steal” (Pare o Roubo) se formaram online. Eles organizaram centenas de protestos em pequena escala e ações da milícia em Michigan , Oregon , Texas e Arizona . Eles então alcançaram o momento crucial em qualquer movimento – como você une centenas de pessoas descoordenadas em uma ação coesa?

Sinais Trump and Stop the Steal
Bandeiras apoiando Trump e uma que diz “Pare o roubo” são exibidas durante uma manifestação de protesto em 4 de janeiro em Olympia, Washington. 

Uma solução inovadora surgiu na Primavera Árabe de 2011 – encontre alguém respeitado por potenciais manifestantes e insurgentes para definir uma data para a ação: Tunísia (14 de janeiro ), Egito (25 de janeiro) , Líbia ( 17 de fevereiro ) e Síria ( abril 29 ).

O presidente derrotado Donald Trump desempenhou esse papel depois de perder a eleição, convocando um protesto em 6 de janeiro em Washington. Estabelecer essa data permitiu que os manifestantes e potenciais insurrecionistas se coordenassem sem comunicação direta. A convocação de um protesto permitiu que aqueles com intenções violentas planejassem bem à vista e evitassem chamar a atenção das autoridades.

2. Os insurgentes escondem seus primeiros ataques em meio ao caos

Os primeiros ataques dos insurgentes são especialmente arriscados. A ação armada chama imediatamente a atenção do estado, e a maioria dos grupos são frágeis demais para sobreviver. Uma estratégia insurgente mais comum é lançar ataques junto com protestos em massa. Isso permite que os invasores esperem abertamente até que vejam uma oportunidade.

Um apoiador de Trump se ajoelha com uma Bíblia no Black Lives Matter Plaza cercado por apoiadores de Biden
Um apoiador de Trump se ajoelha com uma Bíblia na Black Lives Matter Plaza em Washington em novembro de 2020.

Os protestos também dão aos insurgentes uma vantagem: as forças do estado são distraídas e oprimidas por manifestantes desarmados. O caos de grandes protestos também induz os observadores a concluírem que o ataque não foi pré-planejado, reduzindo o impulso de encontrar os responsáveis.

Em 6 de janeiro, há evidências substanciais de que grupos de supremacia branca e de extrema direita incitaram os manifestantes em momentos críticos para violar as linhas policiais.

Os Oath Keepers implantaram “30 a 40 membros” em Washington e coordenaram de perto enquanto estavam na multidão por meio do Zello, um aplicativo de telefone estilo walk-talkie. Um grupo semelhante, os Proud Boys, nem mesmo compareceu ao comício, optando por esperar no Capitólio pela chegada dos manifestantes antes de tomar qualquer atitude.

3. Legitimidade é tudo o que importa

As chances de sobrevivência das insurgências aumentam com o apoio popular. As sociedades geralmente rejeitam a violência política extrema, excluindo os responsáveis ​​e denunciando-os às autoridades. No entanto, se um número suficiente de pessoas e líderes políticos proeminentes apoiarem a causa de um grupo, eles se tornarão mais difíceis de derrotar.

Existem duas razões principais para isso. Primeiro, indivíduos e comunidades fornecem apoio financeiro e político, a força vital de qualquer levante. E, em segundo lugar, o apoio popular e a legitimidade tornam o recrutamento fácil.

Vinte anos de esforços de contra-insurgência no Afeganistão demonstraram que a superioridade militar não pode superar uma insurgência quando ela é vista como legítima pelas comunidades locais . Nos Estados Unidos, a maioria dos republicanos continua a acreditar que a eleição foi roubada , uma mentira que foi o motivo principal do ataque ao Capitólio .

O controle firme de Trump sobre o partido republicano e o potencial para ele escalar sua retórica antes das eleições legislativas de meio de mandato em 2022 e as eleições presidenciais de 2024 significam que ele poderia alimentar formas mais organizadas de violência.

Os apoiadores do Trump agitam bandeiras e seguram uma placa que diz Trump Won
Apoiadores de Trump esperam por sua carreata na estrada para Mar-a-Lago, sua propriedade na Flórida, em 20 de janeiro, após a posse de Joe Biden. 

4. Os insurgentes se adaptam rapidamente

insurgência iraquiana contra as tropas americanas de 2003-2011 oferece a lição mais preocupante de todas. Após a derrota total dos militares iraquianos em apenas alguns dias, centenas de minúsculos grupos insurgentes, incluindo milícias privadas, aprenderam rapidamente como evitar a vigilância americana e usar bombas nas estradas com efeito devastador contra os militares americanos .

George W. Bush está em frente a um pódio em um porta-aviões com uma faixa atrás dele declarando Missão Cumprida.
Nesta foto de 2003, o presidente George W. Bush declara o fim do grande combate no Iraque ao falar a bordo do porta-aviões USS Abraham Lincoln, na costa da Califórnia. A guerra se arrastou por muitos anos depois disso. 

A maioria dos agressores de 6 de janeiro foi inepta, deixando um rastro de evidências incriminatórias . Os insurgentes raramente cometem os mesmos erros duas vezes, em parte porque insurgentes ineficazes são presos ou mortos. As prisões em massa podem ser um conforto para aqueles que ficaram horrorizados com os eventos de 6 de janeiro, mas também criam um efeito de “seleção natural”.

Os grupos mais cuidadosos e adaptáveis ​​sobrevivem e ensinam aos outros suas táticas, garantindo que aqueles que permanecem são mais eficazes porque são mais difíceis de detectar e mais cautelosos . Essa mesma lógica se aplica à remoção da plataforma de membros do movimento online: a próxima iteração de contas de mídia social alt-right será mais adepta de fugir de proibições .

Aulas de cautela

Então, o que isso significa para os EUA nos próximos meses e anos?

A maioria das insurgências é derrotada rapidamente . Aqueles que sobrevivem têm financiamento consistente e apoio de líderes proeminentes e comunidades solidárias.

Isso serve como uma lição de advertência: os grupos de milícia por trás do ataque ao Capitólio pareciam ter levantado fundos substanciais . Esses grupos continuam a receber apoio político de membros do partido republicano e comunidades online , apesar das tentativas de removê-los de várias plataformas de mídia social.

Crucialmente, a pesquisa mostra que a repressão aos movimentos políticos muitas vezes empurra seus membros para os braços de extremistas violentos . As evidências sugerem que as condições estão maduras para que as redes extremistas de extrema direita persistam , representando uma séria ameaça na próxima década.

Há lições a serem aprendidas sobre como a violência política foi organizada em outras áreas do mundo que podem nos ajudar a antecipar o futuro do extremismo de direita.

  1. Brian McQuinn é professor assistente de Estudos Internacionais da Universidade de Regina
  2. Laura Courchesne é candidata a PhD de Relações Internacionais da Universidade de Oxford