Otto Alencar expõe na CPI a ignorância de Pazuello sobre Covid-19

“O senhor não sabe nem o que é a doença, não tinha a menor capacidade de ser ministro da Saúde. Se eu estivesse na sua posição, nunca teria aceitado este cargo”, disse o senador

Senador Otto Alencar (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, usou seu tempo nesta quinta-feira (20), na CPI da Covid, para expor a ignorância do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre o coronavírus e a Covid-19. Diante das respostas, o parlamentar concluiu: “O senhor não sabe nem o que é a doença, não tinha a menor capacidade de ser ministro da Saúde. Se eu estivesse na sua posição, nunca teria aceitado este cargo.”

“O senhor fez curso de doenças infectocontagiosas onde?”, indagou Alencar. “Não fiz nenhum”, respondeu Pazuello. “E sobre a Covid-19?”, prosseguiu o senador. “Também não fiz”, disse o ex-ministro. “Então eu vou começar a te explicar um pouco para que o senhor fique preparado”, afirmou o parlamentar.

O senador baiano também criticou a estratégia de Pazuello em proteger Bolsonaro das responsabilidades sobre o caos no país provocado pela pandemia. “O presidente nunca foi em um hospital de campanha para pegar na mão de um paciente e dizendo que vai fazer o possível para tratá-las. Ao invés disso, ficou fazendo festa, passeando de lancha”, disse.

Alencar ainda cobrou a lista de 29 países que Pazuello garantiu que estariam usando hidroxicloroquina. O senador disse não existir a lista no site do Ministério da Saúde e voltou a questionar o despreparo do ex-ministro para o cargo.

Autor