Sudeste concentra 55% do PIB industrial do Brasil, aponta CNI

Estado de São Paulo representa 29,8% da indústria nacional, seguido por Rio de Janeiro (11,4%) e Minas Gerais (10,9%)

Três estados do Sudeste – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – concentram mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto) da indústria brasileira. Considerando também o Espírito Santo, a região responde por 55% da soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo setor. Os dados são de levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgado nesta segunda-feira (24).

De acordo com o estudo, o estado de São Paulo, sozinho, representa 29,8% da indústria nacional, seguido por Rio de Janeiro (11,4%) e Minas Gerais (10,9%). Na sequência, destacam-se os três estados da região Sul: Paraná (7,1% da indústria brasileira), Rio Grande do Sul (6,8%) e Santa Catarina (5,0%).

Em termos proporcionais, São Paulo também sobressai como o estado que mais ocupa o PIB industrial em uma mesma região. Os paulistas são responsáveis por 54,2% do indicador no Sudeste. Pensando a importância do setor para o PIB local, porém, o destaque é o Amazonas – único na qual a indústria representa mais de um terço do PIB estadual (34,3%). No Distrito Federal, em contrapartida, a indústria abarca por 4,2%.

Segundo a CNI, o peso da indústria vai muito além do índice de 20,4% das riquezas produzidas no Brasil. O setor responde por 33% do pagamento dos impostos federais, 31,2% da arrecadação previdenciária, 69,2% das exportações brasileiras de bens e serviços e 69,2% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento.

Fonte: Fitmetal