Jornal parceiro da Olimpíada de Tóquio pede cancelamento dos jogos

Asahi Shimbun, segunda maior publicação impressa em vendas do Japão, afirma que país joga com a sorte ao arriscar as estruturas de sobrevivência da população

Olimpíadas de Tóquio devem ser canceladas

Um editorial do jornal japonês Asahi Shimbun, um parceiro oficial da Olimpíada de Tóquio 2020, pediu nesta quarta-feira que os Jogos sejam cancelados, citando riscos à segurança pública e pressões da pandemia de Covid-19 sobre o sistema de saúde do país.

Várias pesquisas mostram que a maioria do público se opõe à realização dos Jogos por se preocupar com as dezenas de milhares de atletas e autoridades chegando a um país onde a vacinação contra a Covid-19 avança lentamente.

Associações médicas protestam contra a realização do evento, investidores ressaltam os benefícios de adiá-lo e empresários importantes pedem o cancelamento dos Jogos.

“Pedimos ao primeiro-ministro (Yoshihide) Suga que avalie a situação calma e objetivamente e decida o cancelamento do evento neste verão”, disse o jornal de inclinação de esquerda, crítico frequente do Partido Liberal Democrático, de Suga.

“Estamos longe de uma situação na qual todos podem ter confiança de que estarão ‘seguros e protegidos'”, disse o jornal, citando o mantra governamental para os Jogos.

Em um comunicado emitido mais tarde nesta quarta-feira, a empresa responsável pelo Asahi Shimbun disse que continua comprometido a ser um parceiro oficial dos Jogos de Tóquio de 2020 e que sua divisão editorial tem uma missão independente.

A empresa “continuará suas atividades como parceira oficial monitorando a situação da Covid-19”, disse o comunicado.

O presidente-executivo da Tóquio 2020, Toshiro Muto, minimizou o editorial, dizendo que “é natural que todo tipo de organização de mídia tenha todo tipo de opiniões sobre a questão” em uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira após uma reunião do conselho executivo da Tóquio 2020.

Ele disse que o conselho não debateu a possibilidade de um cancelamento ou adiamento, tratando ao invés disso da importância de comunicar o quão segura a Olimpíada será para o público.

Organizadores olímpicos insistem que os Jogos podem prosseguir tal como planejados.

Falando antes da reunião do conselho, a presidente da Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, disse que só um treinador foi diagnosticado com coronavírus ao longo de quatro eventos de teste com quase 7 mil visitantes de cerca de 50 países.

Os eventos “são prova de que nossas atuais precauções contra o coronavírus são eficazes”, disse ela.

Das agências

Autor