Deputados criticam nova investida de Bolsonaro contra lockdown

Bolsonaro recorreu ao STF mais uma vez para impedir lockdown em três estados. Deputados do PCdoB condenam ação.

Foto: Jose Cruz /Agencia Brasil

Deputados do PCdoB repudiaram em suas redes sociais a nova iniciativa do presidente Jair Bolsonaro de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra medidas restritivas tomadas por governadores para conter a propagação da Covid-19. Desta vez, os alvos da ação são Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte.

Para o líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), Bolsonaro “deveria apostar na união de esforços para acelerar a vacinação da população” em vez de tentar impedir medidas adotadas pelos estados. “Só assim reduziremos mortes e retomaremos a economia”, destacou.

Um dos vice-líderes da legenda, o deputado Daniel Almeida (BA) também repercutiu a notícia e classificou como “inaceitável” a atitude de Bolsonaro.

“Mais uma vez Bolsonaro vai ao STF contra medidas de restrições de governadores para conter a Covid-19. Ele vem provando o quanto é genocida, o quanto descuida do povo brasileiro, e nenhuma atitude vigorosa é tomada. Inaceitável!”, destacou o parlamentar.

Bolsonaro acionou o STF na quinta-feira (27) por meio da Advocacia-Geral da União, questionando a constitucionalidade dos decretos dos três governadores. A primeira tentativa deste tipo no Supremo ocorreu em março, contra decisões dos governos da Bahia, do Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Na ocasião, o ministro Marco Aurélio Mello rejeitou os pedidos de Bolsonaro.

Para Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a nova empreitada do presidente é “inacreditável”. Enquanto o deputado Orlando Silva (SP) classificou o presidente de “bravateiro”, uma vez que já prometeu baixar um decreto contra medidas restritivas de governadores e prefeitos e até sinalizar que poderia acionar o Exército para o cumprimento da determinação.

“Bolsonaro, o leão banguela, em 2 atos: 1) Vou baixar um decreto, todo mundo vai ter que aceitar e ai de quem não cumprir o meu decreto. 2) Não tem decreto nenhum. Ele vai ao STF pedir que o tribunal considere inconstitucionais as medidas sanitárias dos estados. Bravateiro!”, destacou Orlando em sua conta no Twitter.

Enquanto Bolsonaro segue sua saga negacionista, o Brasil já registra mais de 456 mil mortes por Covid-19.

Da Liderança do PCdoB na Câmara

Autor