Cariri: Repúdio contra violência à população LGBT

O Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Juazeiro do Norte CE lançou Nota repúdio à violência contra a população LGBT. Conforme a nota em apenas cinco meses a região do Cariri, registrou 05 assassinatos.

Nota de pesar e repúdio à violência contra população LGBT

NOTA: ATÉ QUANDO?

Parem de nós matar, a população LGBT, precisa de vacina, amor, trabalho, moradia, lazer e acima de tudo VIVER!

O Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Juazeiro do Norte CE, instância de participação e controle social instituída pela Lei de N°4.586, de 31 de março de 2016, vem a público expressar o seu repúdio à violência contra a população LGBT.

Desde o início do ano de 2021, temos visto inúmeros casos de violência, autorizadas pelo discurso de ódio contra a diversidade sexual e de gênero.

A violência contra a população LGBT, tem crescido em Juazeiro do Norte e região e pouco tem sido investigado, reforçando a dimensão da LGBTFOBIA institucional e estrutural.

O ódio contra a população LGBT é vista de maneira mais agravada por conta da transfobia – termo utilizado por nós para qualificar o ódio, a intolerância e a desumanização dos corpos de pessoas travestis, transexuais e transgêneros.

Infelizmente em apenas cinco meses a região do Cariri, registrou 05 assassinatos contra a população LGBT:

Nome Social Débora Loven Stayne, 44 anos – Mulher trans vítima de homicídio na Rua Coronel Joca Cidade de Barbalha -CE no dia 29 de março de 2021, assassinada por atropelamento.

Nome Social Pietra Valentina, 16 anos – Mulher trans vítima de homicídio na Travessa São Sebastião, em Juazeiro do Norte CE no dia 05 de abril de 2021, assassinada com 16 golpes de faca.

Nome Social Luana Kelly, 20 anos – Mulher trans vítima de homicídio na Rua João Pereira da Silva, Bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte – CE no dia 26 de abril de 2021 assassinada com um tiro no pescoço.

David da Silva Santos – 22 anos, gay vítima de homicídio no Bairro Triangulo em Juazeiro do Norte CE no dia 30 de Maio 2021, assassinado com objeto cortante.

Pedro Diego, 28 anos, gay vítima de homicídio em Brejo Santo CE, no dia 30 de maio 2021, assassinado por pauladas ou pedradas.

Até quando vão seguir tirando a vida da nossa população? Onde estão as políticas públicas em segurança que possam garantir a nossa existência?

Queremos viva e feliz a nossa população, pois este é um direito de toda e todo cidadã e cidadão. Não descansaremos até que este e os demais crimes sejam solucionados.

Não podemos assistir essa “Chacina Humana” de braços cruzados, estamos falando de vidas ceifadas diretamente pelo simples fato de amar pessoas do mesmo sexo, vidas que são humilhadas, marginalizadas e invisíveis para a sociedade.

Até quando nós iremos chorar e enterrar os nossos? É preciso uma política de segurança pública de proteção a população LGBT, é preciso maior empenho e celeridade nas apurações desses casos, é preciso que haja sobre tudo justiça.


Nós que lutamos em defesa da população LGBT, não aguentamos acordar e se deparar com casos de LGBTFOBIA. Aos parentes e amigos das vítimas, apresentamos nossas condolências e solidariedade. Seremos resistência nesses tempos de ódio e fascismo.


Reivindicamos que todos os casos de assassinatos de Gays e Mulheres Trans em Juazeiro do Norte CE, sejam apurados e os culpados punidos no rigor da Lei. Precisamos de uma resposta por parte dos órgãos de segurança e do judiciário o mais rápido possível. Precisamos de uma sociedade menos excludente e mais acolhedora, sem discriminação, estigma e violência em razão da orientação ou de identidade de gênero de uma pessoa.


Neste sentido, o Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Juazeiro do Norte CE, conclama os órgãos de acolhimento, justiça e investigação, especificamente a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), as Comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa do estado, a OAB, o Ministério Público, e a Secretaria de Segurança Pública, para que sejam céleres nas tomadas de providências cabíveis para elucidar esses assassinatos.

A resistência continua!

Juazeiro do Norte Ceará, 01 de Junho de 2021

Conselho Municipal dos Direitos LGBT