PIB brasileiro de 2021 equivale ao do começo de 2013

Economia voltou ao patamar pré-pandemia, mas está longe do pico de 2014

Após enfrentar duas recessões nos últimos seis anos, a economia brasileira segue distante de seus melhores patamares. No primeiro trimestre de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do País se situava num nível similar ao observado “entre fim de 2012 e começo de 2013”. A projeção é de Rebeca Palis, chefe do Departamento de Contas Nacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O instituto divulgou nesta terça-feira (1) o resultado das Contas Nacionais referentes ao primeiro trimestre deste ano. No período, o PIB subiu 1,2% ante o quarto trimestre de 2020. Comércio e serviços tiveram contribuição positiva para tal resultado, admitiu a técnica.

Segundo Rebeca, com o desempenho do primeiro trimestre, a economia volta ao patamar pré-pandemia, equivalente ao do quarto trimestre de 2019. Mas a atividade ainda está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do País, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

Ela pontuou que a economia brasileira, após atingir pico de atividade em 2014, enfrentou crise nos anos de 2015 e 2016, passando por lenta recuperação até 2019, o ano anterior ao da pandemia. “Mesmo na recuperação (pós-2016) não conseguimos atingir o pico de 2014”, lembrou ela.

Rebeca disse que, neste ano, mesmo ainda em pandemia, as restrições de circulação social delimitadas pelos governos como forma de prevenir contaminação por Covid-19 não foram tão intensas quanto as observadas no ano passado. Mas, ao ser questionada se isso levaria a novos resultados positivos nos próximos trimestres, ela foi cautelosa. “Estamos nos recuperando das quedas dos primeiro e segundo trimestres (de 2020). Temos que continuar a ver qual será esse ritmo realmente. Ao longo desse ano, isso vai ficar mais claro.”

Com informações do Valor Econômico