Cidades registram panelaço contra Bolsonaro, durante pronunciamento

Presidente fez pronunciamento no rádio e na TV na noite de hoje. São Paulo, Rio, Brasília, Recife, Belo Horizonte e mais capitais tiveram registros de manifestações contrárias ao presidente.

Panelaços Fora Bolsonaro se espalham pelo país.

Cidades brasileiras registraram panelaços como forma de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) na noite desta quarta-feira (2). Os protestos refletem a grandiosidade das manifestações de 29 de maio contra a gestão da pandemia e em defesa da vacina e da renda dos mais vulneráveis à crise sanitária. Também respondem ao pronunciamento do presidente na TV, feito sob a pressão da baixa popularidade e de uma CPI que investiga sua estratégia de contaminação generalizada da população pela covid-19.

No pronunciamento, no mesmo horário marcado para o panelaço, Bolsonaro prometeu vacina para toda a população até o fim do ano, apesar do ritmo da vacinação estar lento, com menos de 11% da população completamente imunizada.

“O Brasil é o quarto país que mais vacina no planeta. Neste ano, todos os brasileiros que assim o desejarem serão vacinados, vacinas essas que foram aprovadas pela Anvisa”, afirmou. Ele também mencionou o andamento da produção de vacinas pela Fiocruz, ignorando a produção do Instituto Butantan, gerido pelo governo de São Paulo.

Bolsonaro, que sempre atacou as medidas restritivas necessárias para controle da pandemia, disse no pronunciamento que o governo federal “não obrigou ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio, não fechou igrejas ou escolas”.

A escolha do Brasil como sede da Copa américa tem sido criticada por especialistas em saúde pública em razão do atual cenário da pandemia no país. “Seguindo o mesmo protocolo da Copa Libertadores e eliminatórias da Copa do Mundo, aceitamos a realização, no Brasil, da Copa América”, declarou Bolsonaro no pronunciamento.

Mencionou o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia; a sanção da lei que tornou permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe); e a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marcos Fernandes 45 (@marcosfernandes45)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Adalberto Monteiro (@adalbertomonteiro65)

Autor